Quem nunca combinou de treinar com um amigo logo pela manhã com a desculpa de que “um incentivaria o outro”? Ou quem nunca fez amizade na academia e, quando percebeu, já tinha uma dupla para o treino? A questão é que, não importa se você começa sozinho ou com alguém, os benefícios do treino podem ser bem maiores quando praticamos o treino em dupla ou temos companhia para dividir os desafios e as conquistas. 

Sabemos que manter a constância no treino e um estilo de vida saudável não são tarefas muito fáceis, sempre tem mais gente para tirar nosso foco do que para realmente compreender e apoiar essa nova fase da nossa vida. Por isso, é fundamental ter por perto pessoas que compartilhem dos mesmos objetivos e acreditem, de fato, na sua melhor versão. 

Entretanto, ainda que ter um parceiro de treino possa aumentar consideravelmente suas chances de sucesso, se ambos não tiverem disciplina, o tempo será “perdido”. Portanto, para que o circuito em dupla realmente funcione, é preciso ter em mente algumas regrinhas e, claro, muito foco. 

Neste conteúdo, trouxemos dicas práticas para melhorar a performance no seu treino em dupla e todas as vantagens dessa parceria. Quer saber mais? Então confira! 

Motivos para realizar um treino em dupla: benefícios dos exercícios em grupo e como organizar 

Antes de tudo, a primeira coisa que você deve fazer é escolher sua dupla de treino. Ou seja, aquela pessoa com quem você vai desenvolver o cronograma do circuito. Não precisa ser uma pessoa só! Especialmente se você treina todos os dias ou varia no tipo de treino (como esportes, por exemplo), pode contar com um grupo de amigos que te auxiliem. 

Entretanto, independentemente da rotina ou da quantidade de pessoas, é muito importante que você convide amigos e colegas que tenham os mesmos objetivos que você. Caso contrário, ao invés de ter mais alguém te motivando, você terá de lidar com críticas, falta de disciplina e mais uma série de desafios. 

E sim, você até pode ser a pessoa que vai motivar seu amigo. Porém, é preciso que você tenha muito foco e, para quem está começando agora a se adaptar à nova rotina de treino, talvez essa não seja uma boa ideia. Por isso, escolha a sua dupla com bastante sabedoria. 

Escolhida sua dupla (ou seu grupo), vamos às dicas e benefícios? 

Defina metas e objetivos claros e atingíveis 

Já dizia Lewis Carroll, para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve. Por isso, antes de tudo, é preciso que você e sua dupla definam seus objetivos de treino e quais são as metas, que ajudarão vocês a entenderem se estão no caminho certo e o que deve ser feito para atingir os resultados. Se vocês não têm ideia do que esperam, como saber se o treino de fato funciona? 

No entanto, é muito importante também ser realista e ter metas que sejam facilmente mensuráveis. Seu objetivo é perder peso? Quanto e em quanto tempo? É possível perder esse peso no período estipulado e de forma saudável? Na dúvida, conte com o auxílio de profissionais especializados, como um nutricionista, por exemplo. 

Ah, e não se esqueça que, ainda que seja um circuito em dupla, cada pessoa tem suas particularidades. Seu tempo pode ser diferente do tempo do seu amigo, assim como os objetivos, metas e a intensidade. Por isso, é importante respeitar as habilidades e limites um do outro. 

benefícios do treino funcional

Tenham um plano de treino 

Isso é fundamental para otimizar o tempo e melhorar a performance. Afinal, saber o que precisa ser feito e como facilita (e muito) todo o processo. Só não se esqueça de que, nesse momento, tudo deve ser levado em consideração, não só suas preferências individuais, mas também o quadro clínico, a regularidade etc. 

Para evitar treinos leves ou pesados demais, ou um plano inadequado e que resulte em lesões graves, consulte um profissional. Educadores físicos e treinadores têm muito conhecimento nesse assunto e são capazes de montar um plano ideal para vocês. É possível até, a partir de uma conversa, entender quais exercícios podem ser feitos juntos e buscar uma forma de adaptar o treino à rotina de ambos. 

Depois de o plano estar pronto, se esforcem para cumpri-lo. 

Varie os tipos de treinamento

treino em dupla

Se você e sua dupla costumam se entediar com facilidade, então providencie tipos de treino bem variados. Experimentem alternar treinos de força, cardio, flexibilidade etc. Além de tentar executar seu plano de exercícios em lugares diferentes, como a academia, os centros esportivos, praças e outros lugares ao ar livre. 

Se quiser, e for possível, intercale as modalidades durante a semana. Reserve alguns dias para a musculação, outros para o circuito e, uma vez na semana, pratique algum tipo de esporte com o qual se identifique. 

Faça exercícios em duplas 

Dentre as maiores vantagens do exercício em dupla está… Fazer exercícios em dupla! Há uma série de sequências que podem ser realizadas em um treino com parceiro, como abdominais, passes de bola, resistência etc. Além disso, ter um parceiro de treino facilita na execução dos exercícios de força, como o agachamento, estações de treino e assim por diante. 

As pessoas costumam se sentir muito mais seguras ao saber que têm para quem recorrer nos maiores desafios. 

Os exercícios na esteira e na bicicleta ergométrica também são ótimas opções para fazer em dupla. 

Comemorem todas as pequenas conquistas 

Lembra das metas que citamos no começo deste conteúdo? Ao alcançar mesmo a meta mais simples: comemore! Divulgue mesmo seus resultados, compartilhe com os amigos e, se sentir-se confortável, publique nas mídias sociais. Isso mostra que todo esforço vale a pena, te ajuda a se manter firme nos objetivos e ainda incentiva as demais pessoas que estão no mesmo caminho que você. 

E não se esqueça, suas conquistas também são as conquistas da sua dupla! Ter um amigo com quem contar faz toda a diferença e com certeza influencia nos ganhos. 

Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Dieta ou reeducação alimentar: quais são as diferenças?

Deixe um comentário