Hoje em dia, já virou senso comum o fato de que para se ter uma vida mais saudável, é preciso praticar exercícios e se alimentar bem. Essa é uma das melhores maneiras de conseguir evitar o desenvolvimento de doenças como diabetes, problemas de pressão, até mesmo o câncer. 

Simultaneamente, a quantidade de pessoas que estão se tornando obesas cresce a cada ano; em 2020, cerca de 21% da população brasileira era considerada obesa, segundo pesquisas. Esse número passou para 22,35% em 2021, sendo esse índice maior entre as mulheres.  

Por mais que ser gordo não esteja diretamente relacionado com a saúde de uma pessoa, assim como ser magro também não é demonstração de saúde, as pessoas que possuem uma gordura abdominal estão mais propensas a desenvolver problemas cardíacos, por exemplo.  

Quando isso é combinado com o sedentarismo, essas chances aumentam drasticamente, e as pessoas ficam ainda mais expostas a outros tipos de problemas como dor nas juntas, problemas no joelho por conta do sobrepeso, entre outras consequências.  

Por isso, a prática de exercícios é uma das melhores formas de manter o seu corpo ativo e manter o peso sob controle. Então, temos algumas dicas para você que deseja começar a malhar, mas não tem ideia do como.  

Aqui está o caminho das pedras!  

Dicas de exercícios físicos para combate à obesidade 

Exercícios físicos para o combate à obesidade: dicas práticas

Primeiramente, as pessoas obesas que desejam sair do sedentarismo, precisam inserir gradativamente os exercícios físicos em sua rotina. Não adianta de nada, nem é saudável, começar pesado e não aguentar fazer mais nada nos outros dias da semana.  

Portanto, pegue leve! Comece a fazer os exercícios duas, depois três vezes por semana, até tornar a rotina de exercícios um hábito na sua vida.  

Se você não se sente bem indo para academia, isso não é problema! Pode praticar atividades em casa com os mesmos equipamentos de academia que existem lá. E a maior vantagem de fazer atividades físicas em casa, é poder fazer no seu tempo, sem pressão e ter que correr para terminar o exercício.  

Caminhada:  

A caminhada é um exercício importante que auxilia no combate à obesidade, ao mesmo tempo que relaxa e esvazia a mente. Apesar de não ser a melhor atividade em questão de impacto (o elíptico seria uma cardio melhor caso você tenha algum problema nos joelhos), caminhar na esteira ergométrica é uma ótima opção para quem deseja começar a se movimentar mais.  

Além disso, algumas delas oferecem programas de exercícios que vão te ajudar a alcançar os seus objetivos. Quem sabe até mesmo chegar a correr. 

benefícios do treino funcional

Musculação:  

Somente um exercício cardiovascular, como a caminhada, não é o suficiente para perder peso. É interessante combinar uma atividade de cardio com a musculação, pois ela promove o ganho de massa magra, a qual ajuda na queima de gordura do corpo.  

Além disso, a musculação permite que você continue “queimando calorias” mesmo após o treino. Basicamente, você perde peso mesmo sem fazer nada.  

A musculação também é importante para ajudar a fortalecer a musculatura do corpo, uma vez que, como já citamos, muitas vezes as pessoas obesas possuem problemas nas juntas. Com o músculo mais resistente, as juntas ficam mais protegidas contra possíveis fraturas.  

Se você está buscando o emagrecimento com a musculação, lembre-se: não dê atenção para os números na balança! Já que você está ganhando massa magra, pode ser que o seu peso não mude logo de cara. Preste mais atenção, em vez disso, em tamanho de roupas, aumento da sua resistência, e no seu bem-estar.  

A dica de pegar leve também serve para a musculação; não é porque você consegue levantar uma quantidade de peso que você deve começar por aí. Sempre respeite os seus limites.  

Siga as instruções de uma nutricionista e combine uma alimentação equilibrada para alcançar os seus objetivos.  

Bicicleta: 

Você não precisa necessariamente sair para andar de bicicleta, a bicicleta ergométrica é uma maneira de se exercitar no conforto da sua casa. Além disso, você não vai depender das condições do tempo para se exercitar.  

A bicicleta ergométrica oferece um exercício muito completo, pois além de aumentar a resistência respiratória, como as outras atividades cardiorrespiratórias, ela também trabalha os músculos inferiores. Sem contar que com uma bike com apoio, você pode fazer outras atividades enquanto está pedalando.  

Pilates:  

O pilates é uma ótima atividade para quem não gosta de muito agito! Pois esse tipo de exercício é o que vai trabalhar diversas áreas além do corpo. Ela também aumenta a atividade mental, melhorando a memória e a concentração.  

Existem dois tipos de pilates, e ambos podem ser feitos em casa, basta ter os equipamentos certos. O mat pilates, ou pilates de chão, é o que só demanda o colchonete e alguns outros equipamentos como a bola. Mas, basicamente, os exercícios utilizam o peso do próprio corpo. Já o pilates com aparelhos, são mais complexos e usam, em alguns casos, a tração de molas para aumentar ou diminuir a carga do exercício.  

Para quem não curte muito a ideia de fazer musculação, pode combinar o cardio com o pilates, porque ele não só trabalha a musculatura como também promove mais flexibilidade.  

Enfim, esses são alguns dos exercícios que ajudam no combate à obesidade. Porém, precisamos reforçar que somente os exercícios não são o suficiente para perder peso. São necessárias diversas mudanças de hábitos, por exemplo, mudança na alimentação, sono, evitar bebidas alcoólicas, entre outras coisas para evitar o ganho de gordura.  

Por isso, busque o auxílio de um profissional para saber quais são as suas principais necessidades no momento! 

Leia também: Dicas de exercícios físicos para mulheres 

Deixe um comentário