A Inteligência Artificial está entre nós, e agora é mais do que somente um filme de ficção científica. As ferramentas, como o famoso ChatGPT, são capazes de produzir textos completos e reproduzir conversas como se fosse outra pessoa.  

Muitas pessoas usam esse gerador de textos como uma forma de facilitar o trabalho na produção de conteúdo, seja para o trabalho quanto para a escola. Mas você sabia que ele é capaz de muito mais?  

Pois é, se você pedir da maneira correta, é possível usar o ChatGPT para montar os seus treinos em casa! E neste conteúdo vamos te ensinar como usar a ferramenta para ter um treino personalizado.  

Confira! 

Dicas de como usar o ChatGPT para montar treinos 

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que o ChatGPT é uma ferramenta que oferece dicas de exercícios para fazer em casa, porém ele não é nenhum especialista no assunto. Por isso, ele mesmo recomenda que você busque o auxílio de um educador físico para garantir que os movimentos estão corretos.  

Aliás, se você não tem experiência ou está saindo do sedentarismo agora, é sempre bom ter um acompanhamento de um profissional para validar se os movimentos estão corretos.  

Como começar a montar o seu treino em casa? 

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma conta no site do ChatGPT, portanto, coloque https://chat.openai.com/ na barra de busca e faça sua conta gratuita no site. É possível usar a sua conta do Google, o que facilita na hora de fazer o seu cadastro.  

Logo após terminar o seu cadastro, você já tem acesso ao painel principal, o ChatGPT. Para começar uma conversa, é só colocar a sua pergunta no espaço na parte inferior da página.  

Quais perguntas fazer para o ChatGPT para montar um treino em casa?  

Para que o chat responda às suas perguntas com clareza, as perguntas precisam ser bem detalhadas. Então se você perguntar somente: “Você pode montar um treino completo? “, ele te oferecerá um treino completo, mas ainda não tão específico, como esse:  

“Claro, vou criar um treino completo para você”. Lembre-se de que a eficácia de um programa de treinamento depende de seus objetivos pessoais, nível de condicionamento físico atual e eventuais restrições médicas. 

Portanto, este é um treino genérico e você deve adaptá-lo de acordo com suas necessidades e limitações individuais. Antes de iniciar qualquer programa de treinamento, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde ou um treinador físico. 

Aqui está um exemplo de um treino completo que abrange diferentes áreas de condicionamento físico: 

Treino de Força: 

Exercício 1: Agachamento 

  • 3 séries de 8-10 repetições 

Exercício 2: Supino 

  • 3 séries de 8-10 repetições 

Exercício 3: Puxada na barra fixa 

  • 3 séries de 8-10 repetições 

Exercício 4: Desenvolvimento de ombros 

  • 3 séries de 8-10 repetições 

Treino de Resistência: 

Exercício 1: Corrida 

  • 20-30 minutos, mantendo um ritmo constante 

Exercício 2: Saltos com corda 

  • 3 séries de 1 minuto, com 30 segundos de descanso entre as séries 

Treino de Flexibilidade: 

Exercício 1: Alongamento de pernas 

  • 3 séries de 15-30 segundos por perna 

Exercício 2: Alongamento de ombros e braços 

  • 3 séries de 15-30 segundos 

Treino de Equilíbrio: 

Exercício 1: Prancha 

  • Mantenha a posição de prancha por 30-60 segundos, repetindo 3 vezes 

Exercício 2: Agachamento Unilateral 

  • 3 séries de 8-10 repetições por perna 

Treino de Core (Abdômen e Lombar): 

Exercício 1: Prancha Lateral 

  • 3 séries de 30 segundos a 1 minuto por lado 

Exercício 2: Crunch abdominal 

  • 3 séries de 15-20 repetições 

Lembre-se de aquecer antes do treino e alongar após o treino. A progressão é fundamental, então, à medida que você se torna mais forte e resistente, aumente o peso nos exercícios de força ou a intensidade nos exercícios de resistência. Descanso e recuperação adequados também são essenciais para evitar lesões. 

Este é apenas um exemplo de treino. Se você tiver objetivos específicos ou restrições, pode ser necessário personalizar ainda mais o seu programa de treinamento. 

E, como mencionei anteriormente, consulte um profissional de saúde ou um treinador antes de começar qualquer programa de exercícios.” 

Seja o mais específico possível:  

Percebeu que ele deu dicas de exercícios bem genéricos? É possível pedir alterações, sem precisar sair dessa conversa. Então, peça para que ele refaça essa lista com a seguinte ordem: “Agora, você pode usar esse mesmo treino, mas com aparelhos de academia?” 

E ele apresentará os exercícios:  

Treino de Força (usando aparelhos de academia): 

Exercício 1: Leg Press 

  • 3 séries de 8-10 repetições 

Exercício 2: Bench Press (Supino em máquina) 

  • 3 séries de 8-10 repetições 

Exercício 3: Lat Pulldown (Puxada alta) 

  • 3 séries de 8-10 repetições 

Exercício 4: Shoulder Press (Desenvolvimento de ombros em máquina) 

  • 3 séries de 8-10 repetições 

Treino de Resistência (usando aparelhos de academia): 

Exercício 1: Esteira 

  • 20-30 minutos de corrida ou caminhada rápida, ajustando a velocidade e inclinação conforme necessário 

Exercício 2: Máquina de Remo 

  • 3 séries de 500 metros, com 1-2 minutos de descanso entre as séries 

Treino de Flexibilidade (usando aparelhos de academia): 

Exercício 1: Alongamento nas máquinas de alongamento 

  • Use as máquinas de alongamento para esticar as pernas, costas e outros grupos musculares, mantendo cada alongamento por 15-30 segundos. 

Treino de Equilíbrio (usando aparelhos de academia): 

Exercício 1: Bosu Ball 

  • Realize exercícios de equilíbrio e estabilidade em cima de uma bosu ball, como agachamentos ou pranchas. 3 séries de 30 segundos a 1 minuto para cada exercício. 

Exercício 2: Smith Machine 

  • Use a Smith Machine para realizar agachamentos e lunges unilaterais, focando no equilíbrio e estabilidade. 3 séries de 8-10 repetições por perna. 

Treino de Core (Abdômen e Lombar, usando aparelhos de academia): 

Exercício 1: Plank (Prancha) na máquina de inclinação 

  • Mantenha a posição de prancha na máquina de inclinação por 30-60 segundos, repetindo 3 vezes. 

Exercício 2: Crunch abdominal em máquina 

  • 3 séries de 15-20 repetições.” 

Uma boa dica é colocar qual aparelho você tem em casa para facilitar o trabalho da ferramenta. Por exemplo, peça para que os exercícios sejam para uma estação de musculação.  

Adicione exercícios de cardio:  

Para finalizar o seu treino em casa, você pode também explorar os exercícios de cardio para deixar o seu treino completo. Caso você não tenha um esteira em casa, é possível especificar qual tipo de atividade deseja fazer. 

Por exemplo: “Agora, adicione algumas opções de exercícios de cardio, porém, sem equipamentos de academia”. Assim, ele saberá que não pode sugerir uma corrida na esteira ou pedaladas na bicicleta.  

Enfim, essas são as nossas dicas de como usar o ChatGPT para montar um treino personalizado em casa! Lembre-se de manter a objetividade na hora de fazer as suas perguntas e ofereça somente as informações necessárias para que os exercícios venham da forma que você deseja! 

Leia também:  Brasil é uma das maiores potências fitness do planeta, aponta pesquisa

Deixe um comentário