Os adultos não têm muitas opções quando o assunto é se exercitar. Podemos apelar para alguns tipos de esportes, mas ainda assim, é preciso buscar um horário que se encaixe com a sua rotina, em uma academia que seja perfeita para você. 

Mas as crianças não precisam se preocupar com tudo isso. Uma das grandes vantagens de ser criança, é que qualquer atividade pode se tornar um exercício físico. Quando elas andam de bike na rua, pulam corda, brincam de “o chão é lava”, essas são atividades que trabalham diferentes partes do corpo e estimulam um crescimento saudável. 

Como pais, ou responsáveis, de uma criança, é sempre importante incentivar as atividades físicas na sua rotina. Porém, você sabe quais são os benefícios de se exercitar ainda na infância? 

Venha descobrir! 

A crianças estão cada vez mais sedentárias 

De acordo com diversas pesquisas apresentadas ao longo dos anos, as crianças estão cada vez mais obesas. De acordo com um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), 39 milhões de crianças estão acima do peso no mundo todo. 

O que é muito preocupante, uma vez que a obesidade é responsável por desencadear uma série de problemas de saúde. 

Uma das principais causas do ganho de peso pelos pequenos está relacionado ao uso excessivo de telas, como celulares, tablets, televisão etc. Hoje em dia, ter um smartphone aos 10 anos de idade é bem mais comum do que há 20 anos atrás. 

Segundo uma matéria do site Valor Econômico, mais de 80% das crianças brasileiras de 10 anos ou mais possuem um smartphone próprio. 

Logo, temos crianças cada vez mais atraídas pelos vídeos e jogos nos dispositivos, do que brincando e correndo. Assim, gastando sua energia e, também, as calorias. 

Por que os exercícios são importantes para as crianças? 

É claro que as crianças não precisam se preocupar em queimar calorias e emagrecer, afinal são só crianças. Mas, cabe aos responsáveis por essas mini pessoas educá-las para ter uma vida mais saudável. Porque, uma criança que cresce obesa possui mais predisposição para desenvolver uma série de doenças quando chegar a fase adulta. Como por exemplo: 

  • Problemas cardíacos; 
  • Câncer; 
  • Diabetes tipo 2; 
  • Pressão alta; 
  • Osteoporose; 
  • Depressão e ansiedade. 

Além disso, podemos destacar as consequências do bullying que as crianças podem sofrer com o ganho de peso. Essas agressões podem gerar problemas de autoestima e até mesmo tirar o interesse das crianças pela escola ou o convívio com outras pessoas. 

Por isso, é interessante buscar uma solução para a alimentação balanceada e uma vida mais ativa para as crianças. Dessa forma, evitando que esses problemas sejam parte da vida deles no presente e no futuro. 

Benefícios das atividades físicas para crianças 

As pessoas que desde mais novas praticam pelo menos 60 minutos de atividades físicas diariamente podem conseguir vários benefícios na vida adulta. Porém, elas não precisam ficar mais velhas para colher os frutos de uma vida mais saudável. 

Ainda crianças é possível observar uma série de vantagens na rotina dos jovens que fazem qualquer tipo de atividade física. Como por exemplo: 

  • Melhor concentração; 
  • Fortalecimento da musculatura; 
  • Aumento da densidade óssea, causando menos lesões, como quebra de ossos; 
  • Sono mais regulado; 
  • Facilidade de interação social; 
  • Melhor coordenação motora; 
  • Mais disposição para realizar as atividades do dia a dia; 
  • Melhora da função cognitiva, ajudando no aprendizado e retenção de memória; 
  • Melhores notas na escola! 

Como promover uma vida mais ativa entre as crianças? 

Como já mencionamos, as crianças passam muito mais tempo na frente das telas do que se movimentando. Isso contribui para uma vida sedentária, consequentemente levando a obesidade. 

Por isso, é preciso propor limites no tempo da frente da TV e de outras telas, e incentivar a prática de atividades físicas. É claro que eles não podem ser obrigados a fazer o que não gostam. Portanto, é preciso buscar por algo que eles gostem e se interessem. Como aulas de artes marciais, esportes e recreações, e também a academia. 

Para não retirar totalmente as telas das crianças, já que elas também podem ser educativas, comece a colocar limites nas atividades que não estão relacionadas com a educação. Por exemplo, eles podem ficar somente 1 hora vendo vídeos ou jogando vídeo games. 

Ainda não deixe eles levarem os celulares para os quartos durante a noite, para evitar que eles fiquem até mais tarde no celular. O mesmo vale para as refeições à mesa. 

Agora que você já sabe a importância das atividades físicas para as crianças, está na hora de colocar os seus filhos, netos, primos, sobrinhos, ou qualquer jovem que esteja na sua rotina para se mexer! Vamos promover a saúde na vida dos pequenos! 

Deixe um comentário