Se você tem esta mesma dúvida, saiba que é um questionamento muito comum e que uma grande parcela das pessoas que costumam se exercitar não sabe exatamente a resposta correta. Afinal, criança pode fazer academia? Há uma idade certa para começar a treinar? É verdade que a musculação e outras práticas são recomendadas apenas a partir da adolescência?

Neste conteúdo trouxemos algumas informações muito interessantes que ajudarão a esclarecer essa questão. Conversamos com especialistas no assunto e pesquisamos diversos estudos sobre desenvolvimento físico na infância e sua relação com a prática de atividades físicas. Quer saber o que descobrimos? Então continue lendo este conteúdo até o final. 

Criança pode fazer academia: verdade ou mito 

Verdade. 

Assim como adultos e idosos, as crianças também podem fazer academia, desde que de acordo com as recomendações e acompanhamento profissional. E se você se surpreendeu com a informação, a explicação é muito simples: além de raramente vermos uma criança em uma academia lotada, quando pensamos em academia a primeira imagem que nos vem à mente é um ambiente mais sério e repleto de aparelhos de musculação

Ou seja, nada atrativo para crianças, não é? Afinal, sabemos que os pequenos preferem ambientes mais dinâmicos, coloridos e lúdicos. Nada do que encontramos em academias convencionais. Outro ponto importante a ser levado em consideração é que nem os aparelhos são próprios para as crianças, e nem os instrutores, na maioria das vezes, estão preparados para orientá-los. 

Em casos assim, as academias acabam se tornando um espaço exclusivo para jovens e adultos e, às vezes, até mesmo perigoso para as crianças menores. Sem os principais cuidados e adaptações, as chances de lesões são maiores e, dependendo da idade, também a gravidade dessas lesões. 

Entretanto, é possível sim que tanto a academia quanto os instrutores adaptem os exercícios ou até criem um ambiente apropriado para crianças. Para isso, o ideal é contar com mais cores, aparelhos e equipamentos para exercícios mais leves, itens comumente usados nas escolas (como cordas, cones, bolas e elásticos), assim como brinquedos que possam ser usados no desempenho das atividades. 

Com quantos anos a criança pode fazer academia? 

Antes de pensarmos em uma idade ideal, precisamos compreender que a prática dos exercícios físicos não se limita apenas à academia e pode ser diversificada com outras atividades, como Pilates, yoga e as mais variadas modalidades de esportes. Por isso, as crianças não precisam necessariamente fazer academia para terem uma rotina mais saudável e ativa. 

As atividades físicas, muito além do que a maioria das pessoas idealiza, não tem como único objetivo o emagrecimento ou definição muscular. Essas são consequências naturais, respostas do nosso corpo aos estímulos e exercícios. A prática de atividades físicas, na verdade, trabalha a coordenação motora, auxilia no desenvolvimento e equilíbrio físico e mental, melhora a capacidade respiratória e cardíaca, fortalece a imunidade e contribui também para a disciplina da criança. 

Portanto, é fundamental que os pequenos sejam inseridos na rotina dos exercícios físicos desde os primeiros anos de idade. Seja nas aulas de dança, treino de futebol, caminhada com a família, aulas de natação etc. O importante é manter a criança em movimento e ensiná-la sobre a importância de cada atividade. 

Imagine que, se para nós que somos adultos e compreendemos bem todas as vantagens e benefícios dos exercícios, já é bem difícil manter o ritmo, para as crianças é ainda mais complicado. Por isso, a dica é começar sempre por alguma atividade que seja prazerosa, empolgante e que prenda a atenção. Atividades em grupo podem ser boas formas de começar, afinal, além de ter o incentivo dos colegas em relação à frequência e promover a socialização, também pode ser mais divertido. 

No entanto, sabemos que algumas atividades, principalmente na dança, ginástica e prática de esportes, exigem fortalecimento muscular. Nesse caso, a musculação será uma excelente aliada para o aumento do desempenho das crianças, porém com alguns cuidados e recomendações. 

O que dizem os especialistas? 

De acordo com profissionais da educação física e fisioterapeutas, a idade mínima para a prática de musculação em academias é seis anos. Mas devemos levar em consideração que as crianças possuem mais limitações em relação à resistência física e a força empregada nos exercícios, por isso jamais devem realizar as mesmas atividades que um adolescente ou adulto. 

Academia para crianças 

Já sabemos que criança pode fazer academia, mas antes que os pais e tutores matriculem seus filhos, é preciso avaliar se a academia em questão está preparada para receber a criança. Na maioria dos casos, a resposta é não. Porém, com a conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis e uma vida em movimento, cada vez mais responsáveis têm procurado opções práticas para seus filhos e o mercado pode crescer em pouco tempo. 

Mas enquanto isso não acontece, aulas de ballet e outras danças, escolinhas de futebol e natação, assim como a própria ginástica, podem ser excelentes opções. Além disso, a prática de atividade física em casa é a escolha ideal para os pais que querem manter o ritmo dos filhos, têm uma agenda mais apertada ou estão distantes de centros de treinamento infantil. 

Ademais, praticar exercícios físicos em casa pode ser a oportunidade perfeita para exercer a criatividade, estreitar os laços familiares e fazer com que as crianças se sintam mais confortáveis e à vontade. Para isso, recomendamos investir em acessórios para academia que facilitam a execução correta dos exercícios e garantem mais segurança. 

Acessórios para academia Athletic 

Somos especialistas no desenvolvimento de equipamentos e acessórios para a prática de exercícios físicos. Está pensando em ter uma academia em casa? Então acesse nossa loja online e confira nossas categorias de produtos! 

Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Benefícios da musculação: por que adotar essa prática 

benefícios do treino funcional

Deixe um comentário