Para quem frequenta academia ou trabalha nessa área, janeiro é um dos meses mais movimentados do ano. E isso porque o calor incentiva todo mundo a praticar exercícios físicos? Longe disso! A questão é que, com as metas de ano novo (que apresentam “fazer academia” como uma das prioridades do ano) e a proximidade do Carnaval (afinal, quem não quer estar em forma para uma das festas nacionais mais populares), todo mundo quer adotar um estilo de vida fitness. 

E em meio a todas essas pessoas, há algumas características em comum que se destacam, as quais nós chamamos de “personalidade fitness”. Essas características são os fatores de união, ou seja, que reúnem todos os atletas e suas tribos. Mas você já sabe de qual grupo faz parte? Quer aprender a identificar a sua personalidade fitness para 2023? 

Então confira abaixo as descrições de cada personalidade e saiba a qual desses grupos você pertence! 

Personalidade fitness: descubra qual é a sua tribo da academia 

Com a chegada de 2023, podemos apostar que um dos seus objetivos para este ano é entrar em forma, planejar uma nova rotina de treino e, claro, se tornar uma referência de disciplina, foco e constância. Mas por onde começar? Bom, que tal descobrindo um pouco mais sobre a sua personalidade fitness? 

Abaixo, trouxemos as personalidades mais encontradas nesse segmento e atributos muito comuns entre elas. E aí? Qual é a sua? 

#De hoje tá pago! 

personalidade fitness

Essa personalidade é uma das mais fáceis de identificar, afinal, acessar suas mídias sociais e lá está ela. Podemos apostar que todo mundo tem, pelo menos, uns três amigos assim. Sabe aquela pessoa que vai treinar todo dia e posta no Instagram com a famosa expressão “de hoje tá pago”? Bem, aí está a personalidade fitness da vez. 

Até porque já sabe, né? Se treinar e não postar, então não conta como treino e nem cresce! 

#Maromba Raiz 

Quer o combo completo da vida saudável para se inspirar e começar uma nova rotina? Então já procura um maromba raiz aí para seguir e acompanhar. E se você fizer as coisas que descreveremos a seguir, considere-se como membro importante do grupo. Isso porque todo maromba raiz: 

a) posta fotos de todos os treinos (utilizando ou não a expressão “de hoje tá pago”); 

b) posta foto de absolutamente todas as refeições durante o dia; 

c) geralmente essas fotos contemplam a batata doce e o frango desfiado (ah, e não se esqueça do Whey de cada dia). 

Mas só pode considerar maromba raiz se: 

d) todas as alternativas assina corresponderem com aquilo que você faz! 

Tem algum maromba raiz on por aí? E nossa dica: continue postando sim todos os seus treinos e refeições saudáveis, afinal, você pode ser inspiração para muita gente nem imagina! 

#Amante da natureza 

personalidade fitness

Aqui temos a personalidade fitness mais rara de se encontrar, mas que está bem espalhada por aí. O amante da natureza é aquela pessoa que todo dia escolhe um lugar diferente para treinar ou praticar seus esportes favoritos. E por que na natureza? Porque essa pessoa costuma se conectar com o ambiente ao seu redor e adora espaços abertos ou ao ar livre. 

É aquela personalidade que um dia faz caminhada pelo bairro, outro dia corre no parque, joga futebol no campo aberto, adora vôlei de praia, curte natação, acorda cedinho para sair de casa na companhia da sua bicicleta etc. 

Pessoas assim tem uma grande vantagem: conhecem novas pessoas, aproveitam os benefícios de estarem próximas da natureza e conhecem lugares incríveis. Todo treino fica melhor com uma bela vista, não é? 

Mas, se você faz parte desse grupo, não se esqueça do protetor solar! 

#Deixa para o ano vem 

personalidade fitness

Infelizmente, é a personalidade fitness mais conhecida e a mais fácil de encontrar. É basicamente aquele grupo de pessoas que só vemos na academia em janeiro mesmo. Ou seja, até começa bem, mas como a pressa é a inimiga da perfeição, bom, antes de março o ritmo já foi embora e o projeto maromba é reagendado para o ano que vem. 

Se você é uma dessas pessoas que vive de Projeto Verão ou que se desanima numa velocidade maior do que a luz, então sentimos muito em dizer que você talvez faça parte desse grupo. Mas não se preocupe, nem tudo está perdido! Afinal, ter uma vida mais saudável e movimentada nem sempre é tão difícil quanto parece, o segredo é começar aos poucos, um passo de cada vez. 

Primeiro, encontre as personalidades fitness que citamos acima, faça amizade, peça ajuda e se inspire nelas. É muito mais fácil mantermos um foco quando temos alguém disciplinado ao nosso lado, nos incentivando. O segundo passo é programar a sua rotina para sobrar um tempo reservado às atividades físicas, ainda que não sejam todos os dias da semana e não passe de algumas horas. 

E não se esqueça de estabelecer metas alcançáveis: metas muito altas e fora da sua realidade podem gerar frustração e, consequentemente, desistência. Por isso, saiba reconhecer e respeitar seu próprio ritmo. Você pode começar treinando em casa, com aparelhos de academia para casa e praticando alguma outra atividade física que você mais gosta, como yoga, Pilates ou exercícios funcionais. 

Qual é a sua personalidade fitness? 

E aí? Descobriu qual é a sua personalidade fitness? Então que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos que também gostariam de saber? 

Leia também: 5 metas de ano novo para ter uma vida mais ativa em 2023 

Deixe um comentário