Quem não está buscando por uma vida plena e mais equilibrada, não é mesmo? Se essa é sua meta para os próximos anos, precisa conhecer mais sobre o wellness. 

Nesse estilo de vida, você reconhece que o seu bem-estar é a sua maior prioridade. E para alcançar essa plenitude, existem umas séries de práticas para você explorar. Assim, aprimorando a sua saúde física, mental e emocional. 

Para te ajudar a despertar esse desejo de alcançar mais vitalidade e harmonia em cada aspecto da sua vida, fizemos uma lista com dicas de como ter um estilo de vida wellness. 

Veja só! 

O que é wellness? 

Para quem ainda não conhece esse termo, wellness é uma palavra do inglês, que podemos traduzir, literalmente, como bem-estar. Ou seja, esse é um termo que podemos usar para nos referir a estar bem em geral, seja no estado físico, mental ou emocional.  

De modo a colocar essa prática em dia, é preciso desenvolver e manter hábitos saudáveis, os quais visam melhorar a sua qualidade de vida. Isso quer dizer fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação, ter uma melhor gestão do estresse e outras escolhas de estilo de vida.  

Quais são os três pilares do wellness? 

Como já mencionamos anteriormente, o wellness envolve o bem-estar de três áreas da nossa saúde. Essas três áreas podemos chamar de os pilares do wellness, que são: o bem-estar físico, o bem-estar mental e o bem-estar emocional.  

Para que você esteja bem consigo mesmo, essas três áreas precisam estar em equilíbrio, isto é, quando não estamos bem fisicamente, por exemplo, há uma instabilidade na nossa saúde mental e emocional. O mesmo acontece com as outras áreas.  

Veja só as nossas dicas de atividades para melhorar cada uma das áreas:  

Bem-estar físico: 

  • Incorporar atividades aeróbicas, como caminhada, corrida ou natação;  
  • Incluir treinamento de força (musculação) para o fortalecimento muscular;  
  • Adaptar exercícios à sua preferência para tornar as atividades físicas mais agradáveis.  
  • Consumir uma variedade de alimentos, principalmente frutas, verduras e legumes;  
  • Manter a hidratação adequada, especialmente nos dias mais quentes;  
  • Evitar o consumo excessivo de alimentos processados, açúcar e álcool; 
  • Estabelecer uma rotina de sono consistente;  
  • Dormir, pelo menos, 8 horas por noite.  

Bem-estar mental: 

  • Praticar técnicas de meditação para acalmar a mente;  
  • Incorporar o mindfulness em atividades diárias, ou seja, estar 100% focado em cada uma dessas atividades, sem dividir a sua atenção com outras distrações;  
  • Estabelecer metas alcançáveis para promover um senso de realização;  
  • Ler regularmente para estimular a mente e adquirir conhecimento;  
  • Identificar fontes de estresse e desenvolver estratégias para lidar com elas;  
  • Incorporar pausas curtas durante o dia para relaxar e recarregar;  
  • Buscar auxílio de um psicólogo.  

Bem-estar emocional: 

  • Praticar a expressão saudável de emoções, seja por forma de arte, escrita ou até mesmo conversar;  
  • Cultivar empatia ao se conectar com as emoções dos outros;  
  • Nutrir relacionamentos significativos e saudáveis;  
  • Estabelecer limites e comunicar efetivamente para manter relacionamentos positivos;  
  • Refletir, regularmente, sobre as suas necessidades pessoais e sentimentos;  
  • Buscar apoio profissional, como terapia, para desenvolver uma compreensão mais profunda sobre si mesmo.  

Como implementar práticas wellness no seu dia a dia? 

Agora que você sabe mais sobre o wellness e os seus pilares, vamos para as dicas de como implementar esse estilo de vida no seu dia a dia. Afinal, promover o bem-estar envolve pequenos passos que, ao longo do tempo, farão toda a diferença para a sua vida.  

Atividades físicas 

Primeiramente, é preciso lembrar que o nosso corpo é o que nos sustenta, nos permite fazer nossas atividades do dia a dia. Por isso, ele precisa estar saudável para aguentar a carga de trabalho que ele recebe.  

Portanto, é preciso reservar um tempo para exercícios regulares, como caminhadas, corridas, ioga, pilates e musculação. Para não ficar desmotivado, não comece com muito; pequenas metas são mais fáceis de atingir, principalmente se você está saindo de uma vida sedentária.  

Alimentação balanceada 

A alimentação também está relacionada com a saúde do seu corpo, porém, o que comemos também pode promover a melhora da saúde mental. Uma vez que diversos alimentos, como as nozes e peixes, ajudam na saúde do nosso cérebro.  

Por isso, sempre opte por alimentos ricos em nutrientes e evite o excesso de comidas gordurosas e de baixo valor nutricional.  

Sono adequado 

Dormir é gostoso, de fato! Mas ele também é importante para a nossa saúde. Já que, durante o sono, ocorrem diversos processos importantes para o nosso cérebro, como a manutenção da memória, aumento da nossa imunidade, relaxamento e recomposição da energia para dar conta de uma rotina corrida.  

Quando somos privados de noites de sono, além da baixa produtividade, ficamos expostos a diversos problemas de saúde. Então, é preciso promover um ambiente que te faça dormir bem. Tenha uma rotina para promover o relaxamento antes de dormir; evite usar o celular ou assistir a televisão antes de ir para cama. 

Leia livros, tome um chá de camomila, pingue umas gotas de óleo de lavanda no travesseiro… Essas técnicas ajudam a te deixar mais calmo antes de pegar no sono.  

Gestão de estresse 

Com os problemas do dia a dia, é fácil perder o controle por conta do estresse. Acabamos descontando toda a frustração em alguém porque não criamos válvulas de escape saudáveis, e isso pode causar mais problemas com relacionamentos pessoais e profissionais.  

Por isso, lembre-se sempre de criar momento no dia para respirar e meditar/pensar nas coisas que estão acontecendo. É preciso também se desassociar das coisas que causam esses estresses. 

Por exemplo, se você trabalha em casa, tenha horários rígidos e separe sua vida pessoal com a profissional. Quando der o seu tempo, desligue o computador e faça atividades que te dão prazer. Seja ir para academia ou assistir a um filme de comédia, encontrar com os amigos para conversar ou ficar em casa com a família.  

Enfim, essas são as nossas dicas sobre o wellness, esperamos ter ajudado a promover uma vida mais prazerosa e saudável!  

Leia também:  

A prática dos exercícios físicos no combate à depressão: entenda a relação 

Deixe um comentário