Ainda é primavera, mas o clima já é de verão e a tendência é que as temperaturas aumentem ainda mais! Com o calor intenso cada vez mais próximo e os dias ensolarados se tornando ainda mais longos, é difícil não pensar na temporada de férias e diversão e, claro, nos planos para começar a treinar e colocar o projeto verão em prática. 

Sabemos que praticar atividade física no calor pode não ser tão agradável assim, especialmente nos dias mais quentes e secos. As altas temperaturas, além de causar mal-estar, também podem resultar em desidratação e sensação de fadiga excessiva. No entanto, não deixe que esses desafios sejam um empecilho para um estilo de vida mais saudável e ativo! 

Na verdade, os dias de sol são a oportunidade perfeita para criar uma nova rotina de exercícios físicos (até se quiser se arriscar no ar livre uma vez ou outra). Sem contar a motivação extra: aproveitar a praia e a piscina na melhor forma! 

Pronto para se preparar para a estação mais quente do ano? Então vem com a gente! 

Prepare-se para o Projeto Verão: qual é o momento ideal para começar a treinar e (literalmente) correr atrás do shape dos sonhos 

Podemos apostar que as academias estão mais cheias nos meses de verão não só pelas metas de ano novo ou projetos de emagrecimento, mas porque, de fato, é bem mais confortável treinar em um ambiente mais fresco, arejado e, se possível, com ar condicionado. Mas uma das grandes vantagens dos dias de sol é aproveitar as diversas atividades ao ar livre, como corridas na praia, ciclismo em trilhas naturais e até mesmo sessões de ioga no parque. 

A questão é apenas se programar para realizar essas atividades em horários mais frescos, em que a incidência direta do sol é menor, cuidar bem da proteção solar e manter uma garrafinha de água fresca sempre por perto. Além disso, a exposição moderada ao sol traz benefícios adicionais, como a síntese de vitamina D, fundamental para a saúde óssea e imunológica. 

Como começar a treinar no verão? 

Se você está mais do que disposto a começar uma nova rotina de treinos neste verão, mas ainda não sabe bem por onde começar, precisa conferir nossas dicas. Afinal, assim como treinar no inverno exige uma série de cuidados com a saúde e bem-estar, nos meses mais quentes não é nada diferente. 

Por isso, atenção! 

Escolha o momento certo do dia, beba água regularmente, proteja sua pele com protetor solar, opte por roupas leves, soltas e respiráveis e reduza a intensidade do treino nos dias mais quentes. Para aqueles dias de máxima do termômetro, treinar na academia ou dentro de casa também é a melhor escolha. 

Você pode substituir a corrida na rua pela corrida na esteira, o ciclismo pela bicicleta ergométrica e por aí vai. 

Vamos às dicas de como começar a treinar? 

Comece com metas realistas e alcançáveis 

Principalmente para quem está começando agora, ou voltando depois de um tempo, é preciso ir devagar e respeitar os próprios limites. Não adianta tentar acompanhar aquele amigo que treina há anos ou querer resultados imediatos em apenas algumas semanas. Defina metas alcançáveis e mais próximas da sua realidade. 

Isso pode incluir objetivos de perda de peso, ganho de força, melhoria da resistência ou simplesmente o compromisso de se manter ativo. 

Ter metas mais “reais” evita aquele desânimo de ter que acolher todo o processo e ainda permite celebrar cada pequena conquista! 

Escolha atividades que você curte 

Ninguém gosta de ser forçado a fazer o que não gosta, certo? Ainda mais quando isso exige dedicação, empenho e constância. É claro que aqui excluímos coisas essenciais para a boa saúde, como tomar vacina ou realizar um procedimento médico mais invasivo. Porém, sempre que for possível substituir uma tarefa não tão agradável por algo que gostamos, por que não? 

Esse também é o caso dos exercícios físicos. Você não precisa ficar preso à musculação ou ao treino funcional se isso te incomoda tanto! Envolva-se em atividades que realmente lhe trazem alegria, seja caminhadas ao ar livre, natação, corrida na praia ou aulas de grupo. 

Encontrar algo que você goste tornará o treino muito mais agradável e será mais fácil manter a rotina. 

Aproveite os horários mais frescos do dia 

No calor, o ideal é treinar em horários com menor incidência de sol, como destacamos acima e evitar os momentos mais quentes do dia. Sabe aqueles horários de pico do sol? Fuja das atividades nesse período! 

Treinar de manhã cedo ou à noite não só proporciona temperaturas mais amenas, mas também permite que você desfrute da beleza do nascer ou pôr do sol. Afinal, isso trabalha não só o corpo, mas também a mente e o espírito. 

Beba muita água! 

No calor costumamos perder mais líquido e, por isso, é essencial manter-se hidratado. Beba água regularmente ao longo do dia e antes, durante e após o treino. Considere também bebidas isotônicas para repor eletrólitos perdidos através do suor, como aquelas bebidas recomendadas para quem pratica esportes, sabe? 

Se você não tem tanto assim o costume de beber água pura, tente as águas saborizadas. E inclua em sua dieta alimentos ricos em água, como melancia, melão, pera etc. 

Esconda-se do sol, mas caso esteja exposto, use proteção solar 

Ainda que a exposição ao sol seja necessária para a produção de vitamina D na pele, além de estimular a produção de serotonina, neurotransmissor associado ao bom humor e à regulação do sono, sua exposição excessiva pode ser muito perigosa. 

Além dos danos cutâneos, como queimaduras, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele, o calor do sol pode levar à desidratação, resultando em fadiga, dores de cabeça e outros sintomas relacionados à falta de água no corpo. 

Portanto, além da água, que citamos no item anterior, capriche no uso do protetor solar. E não se esqueça de vestir roupas mais leves e respiráveis, que ajudem a regular a temperatura do corpo. O uso de bonés, chapéus e óculos de sol também são uma ótima ideia! 

Ouça seu corpo! 

Nosso corpo é muito inteligente e nos dá sinais o tempo todo sobre o que devemos fazer, quando há algo de errado e quando precisamos reduzir um pouco o ritmo. Por isso, preste atenção aos sinais do seu corpo. Se sentir dor excessiva ou exaustão, reduza a intensidade ou cargo exercício físico. 

E se necessário, tire um dia de folga. Sem culpa! Descanso é uma parte própria do processo. 

Não deixe de celebrar as conquistas, mesmo as mais pequenas. Reconheça seus sucessos e, se quiser, poste, publique e conte para todo mundo. Isso é muito importante e te ajudará a manter a motivação! 

Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Dicas práticas para se exercitar em casa 

Deixe um comentário