A gravidez é o momento de maior mudança na vida de uma mulher. Já que além do seu corpo estar tomando novas formas, ele também está gerando outra vida! Isso faz com que a grávida não só precise compartilhar todos os seus nutrientes com o feto, mas também que ela tenha forças para carregar todo o peso que ganhou. Por isso, as atividades físicas para as mulheres grávidas são essenciais durante esse período.
Mas, como essa é uma fase de muitos cuidados – e muitas dúvidas também, principalmente para as mamães de primeira viagem -, existem alguns mitos e verdades sobre quais exercícios as grávidas podem fazer, ou se elas ainda podem se exercitar.
Para auxiliar qualquer pessoa que esteja passando por esse momento, temos algumas dicas sobre quais exercícios físicos as mulheres grávidas podem fazer e quais são os benefícios que elas trazem para a vida delas. Confira!
As mulheres grávidas podem fazer exercícios físicos?
Se você já acompanha o nosso blog há algum tempo, sabe como os exercícios físicos são parte fundamental de uma vida mais saudável. Então, não tem motivos para evitar exercícios físicos durante uma gestação, se você foi liberada por um médico. Já que é nessa fase da vida em que você precisa estar mais saudável do que nunca.
Além disso, é preciso manter uma alimentação saudável e rica em minerais e também consultar o médico frequentemente para acompanhar o desenvolvimento do bebê.
Então, sim! As mulheres grávidas podem fazer exercícios físicos, desde que não exagerem muito e tomem todos os cuidados necessários durante os movimentos. De acordo com o site John Hopkins, hospital referência em medicina nos Estados Unidos, até mesmo as mulheres que não têm o costume de fazer exercícios diariamente se beneficiam com 30 minutos de caminhada diária, pelo menos 5 vezes na semana.
Dicas fundamentais para as grávidas:
Agora que já entendemos que uma mulher grávida e saudável pode praticar exercícios físicos, é importante levar algumas coisas em consideração antes de voltar para a sua rotina normal. Principalmente se você já está em um nível mais avançado da sua prática.
Em primeiro lugar, é fundamental lembrar de não passar do seu limite. Quando estamos fazendo musculação, queremos sempre aumentar a nossa carga e superar as nossas limitações. Mas isso precisa ser evitado durante uma gravidez.
Para saber se você não está se esforçando muito, leve em consideração a sua respiração: se você consegue manter uma conversa durante o movimento, sem perder o fôlego, então está no caminho certo. Caso contrário, precisa desacelerar.
Se você está saindo do sedentarismo durante a gravidez, é importante não buscar por atividades muito pesadas, e investir em cardios mais leves como a esteira e a hidroginástica. É importante avisar o seu instrutor que você está grávida, antes de começar os treinos.
Tenha em mente: o exercício não precisa ser puxado para fazer efeito. Também há resultado na constância e disciplina.
Outras dicas práticas:
- Sempre faça o alongamento antes de começar a atividade;
- Não faça exercícios em ambientes muito quente;
- Mantenha-se hidratada;
- Evite exercícios como riscos de queda.
Quais são as atividades físicas para as mulheres grávidas?
Durante a gravidez é importante promover a sua estrutura muscular para que você consiga carregar o seu peso sem causar danos nas suas juntas e costas. Os exercícios também ajudam na circulação, evitando inchaço, e melhoram o sistema respiratório, o que é perfeito para quem está pensando em ter um parto normal.
Além disso, quanto mais a sua barriga crescer, mais difícil será de realizar alguns tipos de exercícios, principalmente deitada. Mas ainda assim, é preciso fazer movimentos que fortalecem o abdômen, a região pélvica e lombar. Que vão ser fundamentais para ajudar com as dores durante a gestação e facilitar o parto.
E quais elas devem evitar?
Apesar dos médicos indicarem as atividades físicas para as grávidas, mesmo em uma gestação saudável e sem riscos, existem alguns exercícios que as mulheres devem evitar para preservar a saúde do bebê. Como por exemplo:
- Não fique deitada de barriga para cima por longos períodos de tempo, principalmente após 16 semanas de gestação. Isso porque, o bebê pode fazer pressão em alguns vasos sanguíneos importante e causar tonturas e desmaios;
- Evite esportes de contato, já que eles podem causar riscos de pancadas contra o seu abdômen, então, procure por práticas solo, como natação, corrida, hidroginástica, pilates etc;
- Evite praticar atividades em salas muito quentes, como a hot yoga.
Enfim, a gravidez não precisa ser um fator limitador para a sua prática de exercícios, seja você uma iniciante ou uma pessoa que já está acostumada a fazer musculação e academia: a sua vida não para só porque você vai se tornar mãe!
O mais importante de tudo é a sua saúde e a vida do bebê, então não esqueça de consultar o seu médico e só começar a se exercitar frequentemente com a autorização do seu médico! Lembre-se de procurar por um educador físico para te auxiliar nas suas atividades, principalmente se você está começando ou vai fazer em casa. Para que ele possa te ajudar a fazer os melhores exercícios de acordo com as necessidades da sua gravidez.
Leia também: Minha mãe é fitness: qual é o melhor equipamento para ela?
Pingback: Conheça os benefícios do exercício físico para gestantes – athletic