Uma das metas de vida que temos hoje em dia, é ter uma vida mais saudável. Estamos em uma busca constante de qualidade de vida, por isso, queremos sempre achar modos de melhorar os nossos hábitos. Mas o que exatamente significa ter uma vida mais saudável?  

Vemos várias pessoas nas mídias sociais mostrando um estilo de vida mais saudável, sempre associando uma boa alimentação, beber litros de água e fazer atividades físicas. Quando alguém quer mudar os seus padrões, a primeira coisa que eles fazem é comprar uma esteira ergométrica, procurar uma nutricionista e começar uma dieta. Porém, a saúde não se resume somente a isso.  

De fato, é preciso começar em algum lugar para ter uma vida com mais saúde, no entanto, só isso não é o suficiente. Para que você tenha uma vida saudável por completo, separamos 5 passos simples que vão te ajudar a chegar ao seu objetivo. Confira!  

5 passos para uma vida mais saudável 

Antes de começarmos o nosso passo a passo para ter uma vida mais saudável, precisamos, primeiramente, do conceito de saúde. Com toda certeza, para se ter uma saúde que os médicos consideram boa, é preciso se alimentar de maneira balanceada e exercitar-se com frequência. Dessa forma, você evita que o organismo se enfraqueça e fique doente.  

Contudo, existem outros tipos de saúde além dessa física. Para que uma pessoa seja 100% saudável, é preciso ter uma saúde emocional estável e social agradável, todas em equilíbrio com o corpo.  

Portanto, as nossas dicas vão muito além da alimentação e dos exercícios físicos; para que você possa ter uma vida mais equilibrada, com a saúde mental, social e física, comece:  

Dica #1: mudando sua alimentação. 

passos para uma vida mais saudável, mulher segura uma cesta de frutas

A alimentação é o primeiro passo para garantir uma saúde física melhor, pois é com a alimentação balanceada que garantimos que todos os nutrientes necessários para o funcionamento correto do nosso corpo.  

Além disso, quando nos alimentamos bem, com mais frutas, verduras e legumes, nos sentimos melhor, temos mais disposição e não enchemos o nosso corpo de alimentos industrializados.  

Tudo bem comer um fast food de vez em quando, afinal ninguém é de ferro! Mas quando isso se torna muito frequente, você não só está consumindo um alimento pobre em nutrientes, mas também rico em gorduras saturadas, sódio e açúcares. Essas substâncias em excesso podem causar diversas doenças como problemas cardíacos, diabetes, entre outros.  

Então, comece a incluir mais comida colorida no seu prato! Busque uma nutricionista caso você tenha dificuldades para encaixar mais frutas e legumes na sua dieta.  

Dica #2: dormir melhor.  

Você já deve ter ouvido falar que precisamos de pelo menos 8 horas de sono. Mas daí você pensa “nossa, eu me sinto muito bem com apenas 4 horas de sono por noite”. Bom, pode até ser que você consiga “funcionar” com apenas 4 horas de sono diárias.  

Contudo, as consequências a longo não são nada boas, principalmente porque é durante o sono que o nosso corpo restabelece as suas energias. Por isso, existem diversos estudos que provam que a nossa memória, humor, sistema imunológico ficam bem melhores quando temos noites melhores de sono.  

Por isso, se você pode dormir mais cedo, coloque o celular de lado uma hora antes de dormir, apague as luzes e deixe o sono vir. Se você tem dificuldades para dormir, evite comer alimentos pesados antes de ir para cama. Além disso, pijamas confortáveis e limpos ajudam a promover uma sensação de relaxamento, facilitando o sono.  

Dica #3: mantendo boas companhias.  

Não tem como negar que somos influenciados pelo ambiente em que estamos. Quando temos pessoas que são baixo astral, que estão sempre reclamando e vendo o lado negativo das coisas, passamos a agir da mesma forma. 

É claro que não podemos ser positivos a todo momento, isso acaba sendo até um pouco tóxico. Mas, é preciso encontrar pessoas que te façam sentir bem e à vontade para ser quem você quiser.  

Dica #4: alimentando sua mente também.  

Quando foi a última vez que você leu um livro, ou assistiu a um documentário? Pois é, passamos horas no celular vendo conteúdos engraçados e que nos fazem sentir bem momentaneamente. Decerto que existem muitos conteúdos educativos nas mídias sociais, mas esse dificilmente será um lugar que buscamos conhecimento, mas sim entretenimento.  

Por isso, precisamos parar um tempo para alimentar a nossa mente. Ou seja, ler livros, ouvir podcasts educativos, assistir a documentários, conversar com pessoas inteligentes e que tenham uma visão de mundo diferente. Todas essas práticas ajudam a abrir novos horizontes e colocar a nossa máquina chamada cérebro para funcionar!  

Dica #5: praticando exercícios.  

duas mulheres se exercitando em casa para ter uma vida mais saudável

Por fim, chegamos ao nosso último passo para uma vida mais saudável: os exercícios físicos! Sim, precisamos deles, mesmo que o seu objetivo não seja ganhar massa muscular ou emagrecer. Lembre-se que o ser humano, por natureza, é ativo. Precisamos nos movimentar para que o corpo fique bem.  

Com as atividades físicas conseguimos trabalhar o nosso corpo por fora, e por dentro também, pois os exercícios promovem diversos benefícios para o nosso organismo. Os hormônios ficam mais regulados, as chances de desenvolver doenças caem  e ainda nos sentimos melhor com nós mesmos. Já que a cada atividade, superamos os nossos limites e crescemos dentro de uma modalidade de exercícios.  

Quer mais dicas de exercícios e vida saudável? Então continue lendo os posts do nosso blog! Lembre-se de assinar a nossa newsletter para dicas exclusivas e avisos sobre promoções e descontos no site da Athletic.  

Leia também: Athletique-se: exercícios para controlar o Diabetes  

benefícios do treino funcional

Deixe um comentário