Talvez você esteja aí buscando pelo melhor equipamento para montar a sua academia particular, mas se deparou com um verdadeiro dilema: esteira ou bicicleta ergométrica. Qual delas é melhor para você?
É claro que em um mundo perfeito, você até poderia ter os dois aparelhos. A não ser que você tenha espaço e recursos para ter tudo em casa, além de todos os outros que são necessários para fazer um treino completo, uma escolha precisará ser feita.
Até mesmo as pessoas que possuem o necessário para ter uma esteira ou uma bicicleta, talvez um dos equipamentos acabe mesmo sendo menos usados por conta do plano de treino.
Por isso, é interessante fazer a escolha certa para que você faça um bom proveito da sua academia em casa. Para te ajudar nessa difícil escolha, vamos fazer algumas comparações entre os dois aparelhos. Assim, você poderá tomar uma decisão mais consciente dos benefícios que cada aparelho oferece.
Vamos descobrir mais sobre esses dois tipos de aparelhos?
Esteira x bicicleta: principais informações
Ainda que ambos os equipamentos, esteira ou bicicleta, ofereçam um ótimo exercício cardiovascular, eles possuem diferenças e peculiaridades que fazem de cada aparelho único. Por isso, é preciso saber quais são essas especificações para escolher o melhor de acordo com os seus fitness goals!
Vamos comparar a esteira e a bicicleta de acordo com os principais benefícios de cada uma. Então, você poderá escolher qual é o melhor equipamento de acordo com as suas necessidades.
Dificuldade do exercício:
Vamos iniciar com o nível de dificuldade de cada exercício. Primeiramente, precisamos destacar que o nível de dificuldade da esteira ou da bicicleta está diretamente relacionado com a função que ela está programada para realizar.
Algumas esteiras, por exemplo, possuem a função de inclinação para simular uma corrida ou caminhada na subida. Os efeitos dessa atividade são bem maiores nas musculaturas, comparando com a bike sem nenhuma resistência.
Por conta disso, podemos dizer que as atividades na esteira podem ser bem mais desafiadoras, dependendo do modelo. Por exemplo, os modelos profissionais alcançam velocidades maiores e oferecem mais funções, como a inclinação.
Já uma bicicleta ergométrica com encosto, pode oferecer mais conforto, mas te impede de pedalar levantado. Se você optar por outros mais simples da bicicleta, terá que abrir mão desse apoio, o que pode ser mais difícil se você sofre de algum problema nas costas ou outras lesões.
Queima calórica:
Independente do tipo de exercício que você realiza na esteira ou bicicleta, a queima calórica vai depender de fatores como a intensidade e duração da atividade física.
De acordo com um relatório apresentado pela Harvard Health Publishing, uma pessoa de 60 kig gasta em torno de 210 calorias pedalando em uma bicicleta ergométrica moderadamente por 30 minutos. Ao passo que uma pessoa do mesmo peso gastaria 240 calorias correndo moderadamente durante o mesmo período de tempo.
Isso acontece porque a esteira é um equipamento para academia que demanda mais esforço do nosso corpo, já que movimentamos os nossos braços e fortalecemos a musculatura do core.
Trabalho muscular:
Como já mencionamos, a esteira é um equipamento que permite trabalhar alguns músculos superiores como o core e os braços. Isso se você não ficar segurando a barra de apoio durante a atividade. Mas, durante a caminhada e a corrida, você trabalha predominantemente os músculos inferiores como glúteos, coxa e panturrilha.
Semelhantemente, as bicicletas trabalham com os mesmos músculos inferiores que a esteira. Mas as bikes para spin, por exemplo, oferecem um maior fortalecimento dos ombros, costas e core, se você pedalar em pé.
Além disso, a bicicleta ergométrica oferece um exercício de menor impacto para as articulações. Dessa forma, sendo uma atividade melhor para quem já sofre com esse problema, e para pessoas da terceira idade.
Versatilidade do equipamento:
A versatilidade da esteira ou bicicleta vai depender muito do modelo que estamos comparando, pois alguns equipamentos oferecem mais planos de exercícios do que outros.
Por exemplo, ainda que a bicicleta permita fazer um treino de longa duração, alterando a intensidade e a velocidade do exercício, você basicamente somente pedala, nada mais.
Ao contrário da esteira, a qual permite que você corra ou caminhe, mude a inclinação do equipamento, permitindo que um legue de programações possam ser feitas.
Tudo isso, dependendo do equipamento, é claro!
Então, qual é o melhor: esteira ou bicicleta?
Pois é, são tantos benefícios que fica realmente complicado escolher entre esteira ou bicicleta.
Mas, o que é fundamental levar em consideração nessas horas, são as suas necessidades. Afinal, o equipamento será usado por você, não é mesmo?
Então, pense nos seus planos de treino e suas necessidades e faça sua escolha. Por exemplo, se você sofre com alguma lesão nas juntas, precisa de um exercício que gere menos impacto. Logo, a bike é o aparelho perfeito para você.
Agora, se emagrecimento é o seu foco, uma corrida na esteira queima mais calorias em um treino moderado do que na bicicleta.
Para pessoas que já estão na melhor idade, se manter ativo é essencial para evitar a perda de massa muscular e óssea. A bicicleta com o banco para sustentação oferece mais apoio e um exercício menos pesado para as articulações dos idosos. Portanto, é a opção mais segura.
Enfim, não importa qual seja a sua escolha, esteira ou bicicleta, você precisa escolher um equipamento de qualidade garantida. Com a Athletic você encontra qualidade em todos os nossos aparelhos e a garantia de uma marca que está há anos no mercado! Venha conhecer os nossos principais equipamentos!
Pingback: Athletique-se: exercícios para controlar o Diabetes – athletic
Pingback: Dicas para começar a correr na esteira ergométrica – athletic
Pingback: Tipos de pai na academia: qual é o seu? – athletic
Pingback: Presentes fitness: ideias para surpreender amantes de academia – athletic