O Brasil é conhecido mundialmente por ser o país do Carnaval e não é à toa! Ainda que essa celebração aconteça em outros países, como na Itália, por exemplo, com o Carnaval de Veneza, em nenhum outro lugar essa data é tão esperada quanto aqui. Feriado prolongado, verão, cruzeiros, desfiles, escolas de samba e bloquinhos de rua são algumas das características que coroam essa época do ano como a preferida de grande parte dos brasileiros. 

E se você também já está na empolgação para pular Carnaval, além da hora extra na academia para entrar no shape do Projeto Verão, há alguns cuidados básicos com a saúde que devem ser observados. Quer saber como se preparar para o Carnaval e aproveitar com toda a energia dias seguidos de festas e comemorações? 

Então confira nossas dicas abaixo e já anote todos os compromissos que couberem em sua agenda! 

Saiba como se preparar para o Carnaval mudando alguns hábitos na sua rotina 

Um corpo saudável e uma vida mais equilibrada parecem sempre um enorme desafio e que exigirá muito do nosso tempo, disposição e, claro, do orçamento. Mas a verdade é que é possível sim mudar melhorar nossa saúde apenas com alguns hábitos simples do dia a dia e que fazem uma diferença enorme. 

E essas dicas básicas também valem quando falamos sobre como se preparar para o Carnaval, afinal, o que precisamos mesmo é de uma energia que dure a semana inteirinha! E isso é resultado de uma boa saúde (tanto física quanto mental) e um corpo fortalecido. Vamos então às dicas para se preparar para a folia? 

Beba água 

Sabemos que todo mundo já está cansado de saber disso, mas é sempre importante lembrar: beber água e manter-se hidratado é fundamental para que tudo funcione. De nada adianta seguirmos a dieta e passarmos horas na academia se, por descuido, não ingerirmos a quantidade recomendada de água. 

Nosso corpo é formado em sua maior parte por água. E é essa substância a responsável por manter todos os nossos órgãos em atividade, limpar as impurezas da nossa corrente sanguínea e melhorar nossas atividades cerebrais. Ou seja, beber água é sempre o primeiro passo e aquele mais importante. 

Tanto para o período pré-Carnaval, que você precisa de energia para se preparar, quanto para os dias de celebração, nos quais toda essa energia será consumida em muita curtição! 

Dica: leve sempre uma garrafinha de água com você para todas as festas e comemorações. Se não for possível, se programe para poder adquirir garrafinhas ou copos de água no local. Precisamos também destacar que bebida alcoólica não substitui o consumo de água e, muito pelo contrário, fará com que seu corpo desidrate muito mais rápido. 

Use protetor solar 

Carnaval é sinônimo de calor, sol e verão. Por isso, uma grande parte das festas acontecem durante o dia e ao ar livre. Tudo de bom, não é? Mas não se esqueça que toda essa exposição ao sol, se não forem tomados os devidos cuidados, poderá causar um enorme prejuízo para a sua saúde! 

Portanto, tudo bem aproveitar esses dias para ganhar aquele bronzeado e aquela marquinha de biquíni, mas sem deixar de lado o protetor solar e os cuidados com a pele no pós-sol. Lembre-se de levar na viagem ou manter na bolsa o protetor solar, o hidratante e uma loção pós-sol, para ajudar na recuperação rápida da pele e com eventuais queimaduras. 

Ah, e não se esqueça de que o protetor solar não dura o dia todo, combinado? Ainda mais sob o efeito do suor, água da piscina ou do mar. Por isso, sempre que possível, passe mais uma camada do produto sobre a pele e não se esqueça de que essa proteção é importante mesmo para quem permanece em lugares cobertos ou fechados. 

Priorize alimentos leves 

A alimentação faz parte da nossa rotina e é essencial. Pular as principais refeições ou retirar determinadas categorias de alimentos da dieta com o objetivo de perder peso ou líquido é muito perigoso. Além de não ser um método eficaz de emagrecimento, ainda pode gerar sérios prejuízos para a nossa saúde. 

Entretanto, é possível selecionarmos tudo aquilo que comemos e fracionarmos nossas refeições de acordo com nossas necessidades calóricas. Por exemplo, as proteínas, fibras e carboidratos são fundamentais, mas dentre esses grupos há uma série de alimentos que podem ser substituídos por outros para uma refeição mais leve e até mais nutritiva. 

O Carnaval aqui no Brasil acontece no ponto alto do verão e, por isso, recomendamos alimentos de fácil digestão e alta concentração de água. Isso porque, apesar de gerar energia, o processo de digestão faz com que nosso organismo fique concentrado nessa tarefa, tornando as demais reações do nosso corpo lentas (e daí vem a sensação constante de sono). 

Além disso, ingerir alimentos ricos em água ajuda a manter-se hidratado por muito mais tempo. Portanto, recomendamos o consumo de mais frutas, saladas e torradas, e menos massas, pães e frituras em geral. 

Durma bem 

A noite pode até ser uma criança, especialmente na folia do Carnaval, mas o sono é muito importante para garantir a energia durante todo o dia e para manter também o corpo saudável. É durante o sono que nosso sistema imunológico é fortalecido, que ganhamos massa muscular, queimamos calorias e produzimos hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

Por isso, programa-se para que o sono não seja sacrificado durante as festividades. Se as festas foram programadas para o dia, durma cedo no dia anterior e no dia da festa. Mas caso a festa seja no período noturno, ainda que não recomendemos substituir uma noite de sono por cochilos ao longo do dia, é a melhor opção nesses casos. 

Estar descansado também ajuda a evitar acidentes (principalmente nas estradas) e permite que você aproveite bem mais as comemorações. 

Pratique atividades físicas 

As academias costumam ter o fluxo de pessoas bem reduzido no feriado prolongado de Carnaval. E o motivo é bem simples: todo mundo está viajando, festejando nas ruas ou curtindo a folga em casa. Mas isso não significa que os exercícios físicos devem ser deixados de lado, principalmente porque, em grandes festas como essa, as chances de cometer excessos são enormes. 

Então, se você está longe da academia ou quer diversificar um pouco a rotina, que tal praticar alguns exercícios simples como caminhada, corrida ou bicicleta? Com o apoio de vídeos disponíveis em plataformas de vídeo, como o YouTube e o TikTok, também é possível realizar uma série de atividades em casa e no conforto da sua sala. 

O importante é manter-se em movimento! Até porque a prática de exercícios físicos durante o dia aumenta a nossa disposição e resistência para acompanhar o ritmo do Carnaval. 

Curta muito! 

E agora que você já sabe como se preparar, é hora de vestir sua fantasia, arrumar a mala e curtir como nunca! 

Gostou do nosso conteúdo sobre como se preparar para o Carnaval? Então leia também: Projeto Verão 2023: você está pronto? 

Deixe um comentário