Ao mesmo tempo em que os planos de treino estão cada vez mais acessíveis, seja pelos canais do YouTube, vídeos nas mídias sociais ou aplicativos especializados nesse segmento, há uma procura crescente por atendimento, acompanhamento e treino personalizado. Isso porque as pessoas têm se tornado cada vez mais conscientes sobre a importância de uma abordagem própria, respeitando suas características e limites pessoais.
E ainda que seja ótima essa facilidade no acesso aos treinos e dicas de como se exercitar, precisamos lembrar que nem tudo vale para todo mundo. E às vezes aquela dificuldade no treino ou mesmo a decepção com os resultados pode ser a consequência de um treino inadequado e totalmente desalinhado com os objetivos individuais.
Além disso, o acompanhamento de um profissional qualificado não apenas assegura a execução correta dos exercícios, mas respeita também outros aspectos, como histórico médico, limitações físicas e preferências pessoais. É preciso, sobretudo, um equilíbrio saudável entre exercícios, nutrição e bem-estar geral.
E apenas um treino personalizado leva em conta todos esses elementos, ajustando-se às demandas e particularidades de cada um.
Quer saber quais as principais vantagens de um treino personalizado e como desenvolver o seu? Então confira aqui em nosso blog!
5 motivos para ter um treino personalizado e quais os principais benefícios para a sua performance e saúde
Agora que você já sabe quais são as vantagens de ter um treino personalizado, te apresentaremos cinco motivos para montar seu plano de treino individual e com o apoio de um profissional especializado! Saiba por que:
Otimização de tempo
Com um treino personalizado, cada sessão é planejada para atender exatamente às suas necessidades específicas. Dessa forma, você elimina exercícios desnecessários e que talvez não façam tanto sentido para você e, principalmente, naquela etapa. Isso não apenas torna seus treinos mais eficientes, mas também economiza tempo, permitindo que você alcance seus objetivos de forma mais rápida e eficaz.
Portanto, o treino personalizado leva em consideração suas metas (lembrando que metas são diferentes de objetivos) e as áreas do corpo que precisam de mais atenção primeiro. Cada atividade é escolhida com um propósito muito claro. Além disso, sabe aquele exercício que você talvez não esteja pronto para executar e que te demanda um tempo muito maior, tanto de execução quanto de descanso? Um erro comum de quem ainda não tem um plano personalizado de treino.
Desempenho maior
Todo treino personalizado tem como norteador as capacidades físicas, metas e limitações de cada um. Por isso, os exercícios individuais são ajustados para atender ao nível de condicionamento atual, ou seja, o que aquela pessoa está pronta para executar naquele momento. Isso promove o crescimento e evita a sobrecarga.
Além disso, ao estabelecer metas específicas e personalizadas, há muito mais motivação para o treino, já que os primeiros resultados podem ser observados dentro do tempo esperado. Comemorar as pequenas metas funciona como um ótimo incentivo, fazendo com que o atleta mantenha a persistência e dedicação aos exercícios.
No caso do treino personalizado, o risco de lesões também é reduzido, uma vez que todos os exercícios são próprios para o condicionamento físico de quem pratica.
Maior comprometimento
A responsabilidade pessoal aumenta quando você tem um treinador dedicado acompanhando seu progresso. E sabemos o quanto o comprometimento é fundamental para alcançar metas, tanto a curto quanto a longo prazo. Podemos até dizer que o treino personalizado cria um senso muito mais claro de propósito, onde exatamente você precisa chegar e como fazer isso.
E se o seu problema em manter o compromisso com a rotina de exercícios físicos é a rotina corrida devido aos horários de trabalho e estudos, ter um treino personalizado te possibilita criar alternativas. Por exemplo, é possível substituir um treino na academia por uma atividade ao ar livre no caminho para o trabalho, ou exercícios que podem ser praticados em casa no horário do almoço.
Falta de tempo não será mais uma desculpa para não treinar!
Variedade e desafios constantes
Com a adaptação contínua do treino, você evita o tédio das rotinas repetitivas! A diversidade de exercícios e desafios constantes não apenas mantêm o treino mais interessante, como também estimulam o corpo de maneiras diferentes. A variação nos exercícios permite que os grupos musculares sejam trabalhados de forma intercalada, garantindo assim um crescimento bem equilibrado.
E uma informação não muito divulgada é que a variedade de atividades durante o treino também ajuda (e muito) na manutenção da saúde mental. Isso porque a aprendizagem de novos exercícios e os desafios constantes estimulam o cérebro, melhorando a concentração, a coordenação e a agilidade.
Saúde mental
E já que estamos falando sobre saúde mental, é interessante destacar que, além dos benefícios físicos, o treino também ajuda no controle do estresse, redução dos sintomas de ansiedade, prevenção contra a depressão etc. E o treino personalizado ainda tem o bônus da variedade de exercícios, flexibilidade de modalidades e horários e, claro, pode ser direcionado também para o tratamento de distúrbios psicológicos.
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Mais treino ou mais carga: qual promove mais ganho de massa muscular?
Pingback: Spinning: dicas e planilha para treino de bicicleta em casa – athletic