A Páscoa é definitivamente a época mais gostosa e calórica do ano! Afinal, quem resiste às mais diversas opções de chocolates nos supermercados, lojas e, claro, em casa? E tudo bem comer uma barrinha de chocolate (ou qualquer outro tipo de doce que você goste) de vez em quando. O ideal é controlar os exageros! 

Entretanto, caso você tenha alguma restrição alimentar, ou esteja seguindo uma dieta rigorosa que não permite doces, não se desespere! Há trocas saudáveis que você pode fazer nesse período pós-Páscoa para substituir o chocolate. E nós vamos te contar tudo sobre isso aqui neste conteúdo! 

Quer saber mais sobre como adaptar as sobremesas de Páscoa e trazer um gostinho mais doce para as suas refeições diárias? Então confira abaixo nossas dicas e compartilhe com quem segue firme na dieta com você! 

Como substituir o chocolate e matar a vontade de comer doces sem deixar a dieta de lado e mantendo uma rotina mais saudável 

Você também é uma daquelas pessoas que adoram usar a desculpa de que o chocolate vem do cacau e que o cacau vem da natureza e, portanto, é saudável? Bom, saiba que sua afirmação não está de todo errada. Afinal, o chocolate não é nem de longe esse perigo que todo mundo acha. O que acontece é que nós, seres humanos ansiosos, temos o hábito de exagerar um pouco no consumo do chocolate e acabamos passando do ponto. 

Outra questão é a receita utilizada no preparo dos nossos chocolates preferidos. Você já parou para pensar na quantidade de açúcar de um único tablete que você compra na farmácia ou na loja de conveniência quando bate aquela vontade de comer doce? Apesar das características já conhecidas do chocolate, tanto o sabor quanto o aroma variam de uma marca para outra, e isso por conta da diferença de ingredientes usados em sua composição. 

Então sim, o chocolate que você costuma comprar pode até não fazer tão bem e prejudicar sua dieta, mas há outras opções no mercado que podem ser experimentadas. Que tal dar uma olhadinha no rótulo da sua barra favorita e investigar um pouco mais sobre como funciona esse preparo? 

Mas se você não quer se arriscar, não pode comer chocolate ou fez um firme propósito de reduzir a quantidade de doces da sua dieta, temos uma solução: substituir o chocolate. E você pode até se surpreender, mas é mais fácil do que você imagina e vai dar até aquela sensação de orgulho no final do dia, ao perceber que sua vontade de doces foi saciada e que você conseguiu manter a palavra de se afastar dos bombons. 

Vamos às dicas então? 

Tâmaras

Muito populares no Oriente Médio e Mediterrâneo, as tâmaras são frutas secas muito doces e fontes ricas de nutrientes. Por isso, são muito consumidas tanto nas receitas como em refeições básicas do dia a dia, para matar a fome e aquela vontade de doces que vem de repente. 

Seu sabor é tão doce que, na cultura oriental, as tâmaras são usadas como adoçantes naturais ou para causar aquela quebra doce no sabor mais azedo ou salgado das receitas. Portanto, se você está pensando em substituir aquele tablete de chocolate logo após as refeições, quer aplacar a necessidade de doce naqueles dias mais estressantes ou só gosta do sabor mesmo, a tâmara é a opção ideal. 

Além disso, por apresentar uma textura bem parecida com a do chocolate, essas frutas podem substituir o doce em várias receitas à base de chocolate. Outra vantagem é que seu teor de gordura saturada é bem menor do que aquele encontrado nos doces que já conhecemos, ou seja, também é muito saudável! 

Banana madura 

O que você faz com as bananas que amadurecem na sua casa e já não têm aquela mesma consistência de antes? Nada de descartar um alimento tão nutritivo! Além dos bolos, tortas e doces que podem ser preparados a partir desse ingrediente já no estágio avançado de amadurecimento, as bananas maduras também podem ser usadas em smoothies! 

Então se você costuma tomar proteína ou outro suplemento pela manhã ou no meio do dia, que tal adicionar as bananas maduras e também saciar a vontade daquele docinho? 

As panquecas de banana madura também são excelentes opções saudáveis para o café da manhã ou da tarde! E, se estiver muito calor, que tal um sorvetinho de banana para refrescar? 

Todas as receitas podem ser rapidamente encontradas na internet e você consegue até vídeos que explicam e mostram passo a passo como preparar uma refeição de forma rápida e prática. 

Manteiga de amendoim

Além de deliciosa e doce, a manteiga de amendoim é uma fonte saudável de gorduras monoinsaturadas e proteínas, o que ajuda na saciedade por muito mais tempo. Exatamente por isso, é um dos produtos preferidos por quem segue uma dieta restrita e aliada à prática de atividade física. Afinal, o amendoim é também fonte de energia! 

Há uma série de receitas que levam a manteiga de amendoim como um dos ingredientes de destaque, mas você também pode aplicar sobre o pão, a torrada e até nas panquecas. Ou seja, além de gostoso, é super prático e rápido! Então, se você não tem tempo para cozinhar seu café da manhã, que tal uma opção saudável que já esteja pronta para consumo? 

Castanhas 

Que pessoa fit nunca levou um pacotinho de mix de castanhas na bolsa? Isso porque, além de saciar e servir com um lanche prático e muito completo, as castanhas têm um sabor único! 

E aqui é preciso ressaltar que, quando falamos sobre castanhas, nos referimos aos amendoins, às castanhas de caju, nozes etc. Entretanto, a avelã, a amêndoa e a castanha-do-Pará são as mais doces e que, além de saciar a fome, ainda servem como uma forma de substituir o chocolate. 

O pistache, semente muito conhecida e popular principalmente como sabor de sorvete, apesar de não ser uma castanha (apenas uma oleaginosa da mesma família da castanha de caju), é também uma alternativa muito doce para o lanche da tarde ou depois das refeições. 

Agora que você já sabe como substituir o chocolate por opções bem saudáveis, fica muito mais fácil manter a dieta mesmo com toda a tentação da época mais doce do ano! 

Conhece alguma outra opção ou dicas de receitas com os ingredientes citados acima? Então deixe nos comentários e compartilhe conosco! 

Leia também: Dicas para manter a rotina de atividade física durante todo o ano 

Deixe um comentário