O Pilates se tornou uma das modalidades mais populares dos últimos anos, tanto pela diversidade de exercícios quanto pelos benefícios e vantagens da prática. Desenvolvido na década de 20, pelo alemão Joseph Pilates, o conjunto de exercícios tem como objetivo conectar corpo e mente e alcançar o equilíbrio. 

No Brasil, o Pilates se tornou popular apenas na década de 90, com o primeiro estúdio aberto em Salvador (BA) e, a partir daí, conquistou cada canto do país, com um grupo cada vez maior de adeptos e praticantes. Considerado um exercício mais dinâmico, leve e adequado para todas as idades, o Pilates é muito recomendado para quem busca uma opção para adotar os exercícios físicos na rotina. 

Como funciona o Pilates? 

O maior diferencial do Pilates é a mesclagem de diversos tipos de atividade física em um único treino. A prática do Pilates inclui exercícios de musculação, alongamento, respiração, equilíbrio etc. Além de ajudar na eliminação de gordura, ganho de massa e aumento da resistência, essa prática também inclui vários elementos da fisioterapia e tem finalidades terapêuticas. 

Há alguns aparelhos próprios para esse tipo de atividade física, como o Reformer e o Cadillac, mas muitos exercícios também podem ser feitos com o apoio de acessórios mais simples, como bolas dos mais variados tamanhos, elásticos, halteres, bambolês e barras. Tudo vai depender do espaço, conhecimento, técnica e criatividade tanto do aluno quanto do instrutor. 

E mais importante do que aparelhos e acessórios, para colher os bons resultados da prática do Pilates o aluno deve aprender a controlar primeiro sua mente e conhecer seu próprio corpo, assim como suas capacidades e limitações. A sequência de exercícios deve ser formulada pelo instrutor, preparado para isso, que construirá o treino mais adequado para cada perfil de aluno, suas características individuais e o quadro clínico. 

É natural também que, com o passar do tempo e a prática, o aluno seja capaz de executar movimentos e exercícios que antes não conseguia. Isso porque o Pilates também deve desenvolver a força e flexibilidade. 

Portanto, é fundamental que o aluno tenha consciência de que é preciso ter paciência e constância. Concentração, controle da respiração e dedicação são requisitos básicos para o Pilates e o que permite que o aluno continue avançando e se desenvolvendo. 

Quer saber mais sobre as vantagens e benefícios do Pilates? Confira abaixo! 

1. Consciência corporal 

Uma das maiores vantagens do Pilates, o desenvolvimento da consciência corporal permite um conhecimento profundo e completo do próprio corpo. E não estamos falando apenas da aparência e características visíveis, mas também sobre o funcionamento do organismo, aquilo que pode ser considerado uma força e que tenha potencial de evolução, mas também aquilo que limita e que precisa de um pouco mais de atenção. 

Uma pessoa com consciência corporal não apenas se sente mais confortável no próprio corpo, mas sabe reconhecer quando algo não está bem. Ou seja, a consciência corporal também nos ajuda a entender os sinais que nosso corpo nos dá e a entender quando é hora de mudar de hábitos ou procurar ajuda. 

Quando corpo e mente trabalham juntos, nossa saúde e bem-estar permanecem em equilíbrio. 

2. Equilíbrio 

E falando sobre equilíbrio, essa é outra vantagem do Pilates. Não apenas pela consciência corporal e concentração exigidas na prática dos exercícios, mas pelos formatos e tipos de exercícios. É preciso desenvolver e manter o equilíbrio para obter um bom desempenho na maioria das atividades propostas. 

E é claro que o aluno não desenvolverá seu próprio equilíbrio logo na primeira aula, isso leva tempo e muita dedicação. Além disso, para manter o equilíbrio é necessário também aumentar a resistência, flexibilidade e força do corpo, adquiridas também durante a prática. 

Conseguiu permanecer sobre a bola por quase um minuto? Celebre! É sempre bom comemorar as pequenas conquistas e entender que está no caminho certo. 

Ah, e esse equilíbrio também se estende para a sua saúde psicológica. Na prática do Pilates não se trata apenas do desenvolvimento físico. 

3. Flexibilidade e resistência 

Quando falamos sobre corpo e atividade física, a flexibilidade indica que um indivíduo é capaz de se movimentar com mais facilidade, não há tantas limitações nas articulações e maior liberdade. Já a resistência, além de ajudar no aumento da força, também indica que o corpo “aguenta” a intensidade dos movimentos e exercícios físicos por muito mais tempo e em uma carga muito maior. 

Com o trabalho no fortalecimento dos músculos, ganho de massa e alongamentos, o Pilates confere ao praticante essas duas capacidades. 

4. Controle do estresse e ansiedade 

Já percebeu como parecemos mais relaxados após a prática da atividade física, mesmo que cansados fisicamente? Isso acontece porque, ao nos exercitarmos, nosso organismo produz o hormônio da endorfina, que causa a sensação de prazer e bem-estar. Muito próxima àquela sensação que temos depois de devorar uma caixa inteira de chocolates. 

Entretanto, além da produção do hormônio, colocar nosso corpo em movimento ajuda a aliviar a tensão acumulada pela ansiedade e estresse do dia. Especialmente quando praticamos alongamentos, o que ajuda muito a reduzir os sintomas físicos da ansiedade e estresse, como rigidez e dores nas articulações. 

O controle de respiração, adquirido com o Pilates, funciona muito bem durante uma crise de ansiedade, ajudando a controlar a frequência cardíaca e levando oxigênio para o cérebro. Então, que tal experimentar o Pilates como uma terapia complementar? 

5. Perda de peso e ganho de massa magra 

Perder gordura, ganhar massa e manter o controle corporal é o objetivo de praticamente todo mundo que adota a prática de esportes e atividade física como parte da rotina. Afinal, muito além da estética ou de uma ideia de corpo ideal, a eliminação de gordura e aumento da massa muscular conferem mais resistência, uma saúde melhor e a sensação de bem-estar. 

O acúmulo de gordura corporal deve ser uma preocupação não apenas pelo peso, mas por todos os malefícios causados. De acordo com artigo publicado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, “o acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.” 

Por isso, a eliminação de gordura e o processo de emagrecimento saudável não devem ser encarados como uma estratégia para entrar naquela roupa que você tanto gosta ou para aproveitar o verão. Quando há consciência da importância do controle do peso corporal para a própria saúde, esse deve ser sempre o foco. 

E para isso, o Pilates está entre as melhores opções. Afinal, a prática constante e disciplinada do Pilates acelera o processo de emagrecimento, eliminação de gordura e ganho de massa muscular. E tudo isso de forma bem dinâmica, relaxante e aliada a outros benefícios e vantagens. 

Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: O que você precisa para ter uma academia em casa

Deixe um comentário