As melhores esteiras do mercado quando o assunto são os diferentes tipos de corredores está na Athletic. Lembrando que o equipamento se torna um parceiro nessa jornada de aumento de performance e qualidade de vida. Mas como garantir que você está fazendo a escolha certa? Tudo começa por entender que existem modelos que variam de acordo com o nível de experiência e os objetivos de cada pessoa. 

Se está começando no mundo das corridas, busque uma esteira que facilite o início dessa nova rotina. Por outro lado, para alguém experiente, opte por nossas opções com inclinação, bem como, maior variação de velocidade. 

Na Athletic irá encontrar não só um modelo perfeito, mas também uma equipe atenta e pronta para auxiliá-lo. Vamos juntos explorar os critérios que farão toda a diferença na sua escolha! 

Melhores esteiras para diferentes tipos de corredores 

Corredores iniciantes 

Características ideais 

Corredores iniciantes precisam de uma esteira que seja fácil de usar, por isso, foque em controles intuitivos e programas de treino básicos. Verifique também o amortecimento, pois minimiza o impacto nas articulações, reduzindo o risco de lesões, que é uma preocupação comum entre novatos. Outro fator importante é a redução de ruídos, para que o treino seja agradável e não interfira nas atividades de outros membros da casa. 

Sugestões de modelos de esteiras 

  • Esteira ergométrica Athletic action: com uma velocidade máxima de 10 km/h e monitor com 7 funções, permite que você veja seu progresso de forma clara. Além disso, há 6 amortecedores internos com antivibração e baixo consumo de energia, seguindo os princípios de sustentabilidade da Athletic, o que torna essa esteira uma opção econômica e consciente. Para quem tem pouco espaço em casa, o modelo também se destaca por seu design compacto e sistema “guarda fácil”; 
  • Esteira ergométrica Athletic training: com potência um pouco maior quando o assunto é velocidade máxima, chegando a 12 km/h, serve tanto para caminhadas quanto para trotes mais rápidos. Projetada para usuários de até 120 kg, essa esteira é robusta e conta com um motor de 4.0 HPM de alta performance, que foi desenvolvido com foco na eficiência energética; 
  • Esteira ergométrica Athletic runner: bom equilíbrio entre desempenho e facilidade de uso, chega a 13 km/h. Outro modelo com sistema guarda-fácil e rodinhas, para que o deslocamento de um cômodo para outro da casa seja tranquilo. Prática e conveniente para quem não tem um espaço fixo para treinar. 

Corredores intermediários 

Características ideais 

Corredores intermediários, geralmente, estão em uma fase de transição. Então, os treinos começam a exigir mais do corpo e a esteira precisa acompanhar esse ritmo. Procure uma com inclinação ajustável, para simular diferentes terrenos e aumentar a intensidade do treino. A durabilidade tem que ser maior, já que a frequência de uso é recorrente. 

Sugestões de modelos 

  • Esteira ergométrica Athletic speedy: com uma velocidade máxima de 14 km/h e 13 programas de treino pré-configurados, essa esteira proporciona diversificação nos treinos. O monitor avançado indica: velocidade, tempo, distância, calorias queimadas, batimentos cardíacos e outras métricas importantes. Isso faz com que haja um acompanhamento detalhado do desempenho. Já a função de recuperação pós-treino e o monitoramento do percentual de gordura corporal tornam essa esteira uma ferramenta completa para quem busca resultados concretos; 
  • Esteira ergométrica Athletic advanced: ao todo são 25 programas de exercícios diferentes e 4 amortecedores que absorvem muito bem os impactos. Os 16 km/h de velocidade máxima mostram que essa é uma opção para pessoas focadas em resultados mais expressivos; 
  • Esteira Athletic CLE 50: com a mesma velocidade da anterior, tem 12 níveis de elevação e pode simular treinos intensos, como corridas em subidas. As teclas de acesso rápido tornam esse processo ainda mais dinâmico. 
Pessoa correndo em uma esteira em casa

Corredores avançados 

Características ideais 

Agora falaremos daqueles que estão no topo dessa lista. As características das melhores esteiras são: alta velocidade máxima, programas de treino avançados e conectividade com aplicativos fitness não devem ficar de fora. 

Esses corredores estão frequentemente treinando para competições ou buscando bater seus próprios recordes. Portanto, confira nossos modelos que proporcionam uma experiência mais personalizada e interativa. 

Sugestões de modelos 

  • Esteira ergométrica Athletic extreme 1060T: são 36 programas diferentes e a opção de personalizar os treinos. O sistema de amortecimento é o Honey Comb Cushioning, que irá ajudá-lo a proteger suas articulações, mesmo nos treinos mais intensos. Velocidade máxima de 16 km/h; 
  • Esteira ergométrica Athletic new extreme: seu monitor LCD oferece 32 programas e é a opção ideal. Com uma velocidade de até 18 km/h e a maior superfície de caminhada da categoria essa é a escolha premium para corredores que exigem o máximo de seu equipamento; 
  • Esteira ergométrica profissional Athletic amazon 3.0TI: perfeita para quem deseja elevar seus treinos ao nível profissional. Com uma velocidade de até 25 km/h, inclinação eletrônica e motor de 3.0 HP, essa esteira suporta usuários de até 150 kg e oferece 33 programas. O monitor sofisticado exibe funções como velocidade, inclinação, tempo, distância, calorias, batimentos cardíacos e muito mais. 

Comparação de velocidades de esteira com paces em corridas reais 

Correr na esteira e correr ao ar livre são atividades que, à primeira vista, parecem bastante semelhantes. Contudo, possuem nuances que as tornam únicas. Uma delas é a forma como a velocidade é percebida e como isso se traduz no ritmo ou “pace”. 

A partir de agora, faremos este paralelo, oferecendo uma tabela de conversão prática e exemplos que podem ajudá-lo a melhorar seu desempenho. 

Entendendo a velocidade da esteira 

Na esteira, há uma definição específica de medida de velocidade, sendo quilômetros por hora (km/h) ou milhas por hora (mph), além da manutenção dessa movimentação, a menos que você a ajuste. Essa é uma das vantagens, já que o corredor segue no mesmo ritmo, sendo perfeito para quem está focando em melhorar seu tempo. 

No entanto, a velocidade que você vê nessas melhores esteiras não é intuitivamente equivalente ao ritmo da corrida ao ar livre. Isso ocorre porque quando você está na rua, por exemplo, será influenciado por inclinação e tipo do terreno, vento e a própria capacidade do corpo de se adaptar a tudo isso.  

Converter a velocidade da esteira para o pace pode ajudá-lo a ajustar seus treinos e simular corridas reais com mais precisão. E é isso que mostraremos abaixo. 

Conversão de velocidades para pace 

Essa tabela mostra algumas das velocidades mais comuns utilizadas em esteiras e os respectivos paces de corrida correspondentes. Salve-a, principalmente, se estiver treinando para uma prova específica. 

Velocidade (km/h) Pace (min/km) Velocidade (mph) Pace (min/milha) 
6,0 10:00 3,7 16:07 
7,0 8:34 4,3 13:49 
8,0 7:30 5,0 12:00 
9,0 6:40 5,6 10:43 
10,0 6:00 6,2 9:39 
11,0 5:27 6,8 8:49 
12,0 5:00 7,5 8:00 
13,0 4:37 8,1 7:25 
14,0 4:17 8,7 6:53 
15,0 4:00 9,3 6:26 

Exemplos de conversão 

Para ilustrar como essas conversões funcionam na prática, traremos três exemplos com base em velocidades comuns de esteira: 

Exemplo 1: velocidade de 8 km/h na esteira 

Aqui, correrá em um ritmo constante que, em uma corrida ao ar livre, se traduz em um pace de aproximadamente 7:30 min/km. É uma movimentação típica de corredores iniciantes ou para aqueles que preferem um ritmo confortável. 

Quando falamos em treino de recuperação, onde a intensidade é mantida baixa para permitir que o corpo se recupere dos esforços de treinos mais intensos, essa é a velocidade. Se concentre na forma, respiração e postura e, com isso, distancie-se das lesões. 

Exemplo 2: velocidade de 10 km/h na esteira 

Ao aumentar a velocidade da esteira para 10 km/h, terá um pace de aproximadamente 6:00 min/km. A maior parte dos corredores busca por este número, ainda mais quando participam de competições de 5 km ou 10 km, pois representa um ritmo constante e desafiador. 

Este é um misto de resistência e velocidade, que impõe mais esforço cardiovascular e muscular. Para aqueles que já têm uma base sólida de corrida e desejam alcançar novos patamares em seus treinos. 

Exemplo 3: velocidade de 12 km/h na esteira 

12 km/h na esteira é igual a um pace aproximado de 5:00 min/km. Manter essa constância por um período longo requer uma excelente condição física e técnica apurada. 

Na esteira, essa velocidade exige um foco intenso, boa postura e controle da respiração. Qualquer desvio pode resultar em queda de rendimento ou até mesmo em lesões. Por isso, só tente se for, realmente, alguém que já tem prática. 

Mulher se hidratando durante pausa em treino na esteira

Benefícios de treinar em esteira 

Controle de velocidade e inclinação 

Se nas corridas ao ar livre o terreno e as condições do ambiente são fatores de destaque, na esteira é você quem define essas variações. É possível desafiar-se com um simples toque no botão ou realizar treinos intervalados, alternando entre ritmos mais rápidos e mais lentos. 

Já a inclinação ajustável permite simular subidas, deixando a musculatura das pernas mais robusta e a resistência cardiovascular sem igual. 

Condições climáticas 

Quem já correu na rua ou em parques, por exemplo, sabe que o clima pode mudar a qualquer momento. Dias de calor extremo, frio intenso, chuva ou vento fortes podem tornar essa prática desconfortável e até perigosa. Nessas situações, a esteira faz com que você mantenha a consistência nos treinos, independentemente da temperatura. 

Fique despreocupado quanto às superfícies escorregarias ou a visibilidade reduzida do período noturno. Treinar em um ambiente controlado é, por vezes, mais agradável e produtivo, já que você pode se concentrar completamente em sua performance sem distrações ou preocupações. 

Monitoramento de desempenho 

Há diversos modelos referentes às melhores esteiras da Athletic que vêm equipadas com tecnologia avançada, permitindo métricas como: 

  • Distância percorrida; 
  • Calorias queimadas; 
  • Tempo e; 
  • Em muitos casos, a frequência cardíaca.  

Cada ponto destes fará com que os atletas, sejam profissionais ou amadores, acompanhem de perto seu progresso. Haverá facilitações, caso precise ajustar seus treinos de acordo com metas específicas. 

Então, se o objetivo é perder peso, monitore as calorias, para garantir que esteja atingindo o déficit calórico necessário. Para a resistência, os pontos são distância e tempo e assim por diante. 

Correr nas melhores esteiras fará toda a diferença 

Para escolher as melhores esteiras, considere o seu nível de experiência e os objetivos que deseja alcançar. Mas, independentemente disso, a aquisição de um modelo adequado pode influenciar diretamente na qualidade dos seus treinos e, ao mesmo tempo, dos resultados obtidos. 

Ao longo deste processo, compreenderá mais sobre a velocidade da esteira, se comparado ao pace de corridas ao ar livre. Isso permite ajustes em seus treinos de forma mais eficiente, para que seu tempo nas provas melhore ou apenas para manter a consistência no exercício. 

Temos a certeza de que encontrará o modelo perfeito na Athletic. Além disso, é possível tirar todas as suas dúvidas com nossos colaboradores, que têm experiência de sobra para avaliar as suas necessidades e ajudá-lo a fazer o melhor progresso para sua saúde. 

Leia também: É possível montar uma academia em apartamento

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.