Sabemos que muita gente tem uma rotina bem atarefada e que nem todo mundo gosta de ir para a academia e treinar com outras pessoas. Entretanto, isso não deve ser desculpa para deixar os exercícios físicos de lado. Afinal, a prática regular de atividade física, além de controlar o peso corporal e dar mais disposição durante o dia, também aumenta a imunidade e auxilia no combate e tratamento de diversas doenças crônicas.
Ou seja, treinar é fundamental para a garantia da saúde e bem-estar em qualquer fase da vida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa saudável deve praticar exercícios físicos pelo menos três vezes na semana. Essa média é o suficiente para desenvolver uma boa consciência corporal, manter o peso ideal e ainda colher os bons resultados físicos e psicológicos.
Mas não se preocupe, você não precisa necessariamente de uma academia ou centro esportivo para isso. Sabia que é possível manter o cronograma de exercícios físicos em casa mesmo? Tudo o que você precisa é de alguns acessórios, 30 minutos a 1 hora por dia e um local tranquilo e reservado.
E, é claro, muita disciplina e disposição! Afinal, não existem resultados que aparecem da noite para o dia. É necessário constância, empenho e foco naquilo que você quer alcançar, seja um corpo definido ou simplesmente vencer o sedentarismo.
Por isso, neste conteúdo separamos algumas dicas que vão te ajudar a se exercitar em casa e colocar o Projeto Verão no modo ON. Quer saber mais? Confira a seguir!
Principais dicas para treinar em casa
Segundo dados publicados pelo portal Gazeta do Povo, nem 4% das pessoas matriculadas nas academias permanecem pelo período superior a um ano. Na verdade, metade dos matriculados desistem entre o 3º e 4º mês de treino. E qual a razão disso? Na grande maioria dos casos, a falta de “percepção de resultados” e os desafios que a constância no treino traz.
Não é à toa que os meses com o maior número de adesão são aqueles mais quentes do ano, entre dezembro e fevereiro. O motivo é muito simples, todo mundo deseja um corpo esbelto e definido para aproveitar o verão. Imagine então a decepção quando já chegou o outono e parece faltar ainda bastante para alcançar o seu objetivo.
Isso acontece porque o nosso corpo funciona como uma máquina, são vários mecanismos trabalhando ao mesmo tempo. Não adianta apenas treinar todos os dias, é preciso também melhorar a qualidade do sono, adotar uma nova dieta equilibrada e ter bastante paciência. O resultado vai aparecer, mas não imediatamente.
Nessa etapa, contar com o auxílio de profissionais capacitados e estabelecer pequenas metas realistas ajudam bastante. Afinal, celebrar as pequenas conquistas, de tempos em tempos, é uma ótima forma de manter o incentivo.
E quando o treino é em casa? A regra continua a mesma. A diferença é que, por não ter um compromisso de horário ou o próprio compromisso da mensalidade, é muito mais fácil desanimar ainda no começo. Então, disciplina é o primeiro e mais fundamental passo para quem quer começar a se exercitar em casa.
Defina o melhor treino para você
Se você ainda não tem o hábito de praticar atividade física, não adianta começar querendo acompanhar aquele seu amigo que já pratica há um bom tempo. Portanto, tenha paciência e mantenha os pés no chão. Que tal começar por uma atividade mais leve e que você goste? São vários os exercícios que podem ser praticados em casa, desde yoga e dança até exercícios aeróbicos e musculação.
Uma dica interessante é mesclar os tipos de exercícios e treinos durante a semana. Por exemplo, você pode praticar Pilates três vezes e musculação duas vezes na semana. Ou intercalar um dia de dança e um dia de musculação. Fica a seu critério! E a melhor parte é que você não vai enjoar de nenhuma das atividades.
Se o orçamento permitir e você tiver espaço na agenda, é super válido contratar um profissional que possa te dar alguns direcionamentos online. Com as chamadas de vídeo e a facilidade na comunicação, é muito mais fácil! Mas, se preferir, algumas plataformas também disponibilizam cursos online e aulas que você pode acompanhar pelo celular, computador ou TV.
Depois de definir o melhor treino para você, basta colocar em prática.
Crie um cronograma de treino
Manter a disciplina não é tão simples quanto parece, demanda muito esforço e força de vontade. Mas alguns hábitos podem ajudar nesse desafio, a começar por um compromisso diário (ou algumas vezes por semana) com você mesmo. Pode ser no começo do dia, no final da tarde ou à noite, depende muito da sua rotina e dos seus demais compromissos.
E não falte! Vale colocar o celular para despertar, marcar de se exercitar em casa no mesmo horário que o amigo, se organizar para que seja antes ou depois do trabalho etc.
Nos primeiros dias é normal sentir aquela empolgação que, com o passar do tempo, diminui até se transformar em preguiça e uma série de desculpas e justificativas. Se esforce para cumprir com as suas metas de exercícios mesmo assim.
Reserve um lugar espaçoso e silencioso da casa
O seu momento de treino é um momento dedicado a você, portanto, evite qualquer tipo de distração ou situações que atrapalhem o seu desempenho. Conversas paralelas, tráfego de pessoas e pausas constantes podem impactar o seu ânimo e concentração durante os exercícios físicos.
Por isso, procure um local espaçoso (onde você possa se movimentar com tranquilidade e segurança) e, de preferência, com pouco barulho externo. Dessa forma, você pode colocar suas músicas preferidas, espalhar seus acessórios pelo lugar e executar o seu treino no seu tempo e no seu próprio ritmo.
Pode ser no quarto, na sala, na varanda ou no quintal. Qualquer lugar em que você se sinta confortável!
Invista em aparelhos e acessórios para academia
Ter uma academia em casa é o sonho de qualquer pessoa já habituada à prática de exercícios físicos, não é? Mas o que você talvez não saiba é que treinar em casa pode te gerar uma enorme economia a longo prazo. Afinal, o investimento inicial em aparelhos de academia de qualidade e acessórios pode te poupar meses e anos de mensalidade.
Além disso, você tem mais liberdade para executar suas séries sem interrupções, treinar quando quiser e de acordo com as suas possibilidades e necessidades e, é claro, sem precisar se deslocar para qualquer lugar e perder tempo no trânsito.
Entretanto, é de suma importância que você selecione com muito cuidado todos os seus equipamentos. Verifique seus atributos, funcionalidades, potência, durabilidade média e, é claro, invista em marcas que sejam de sua confiança. Isso porque o barato pode sair muito caro a longo prazo, quando o preço é o único fator decisivo na compra do seu produto.
Conheça os aparelhos de academia Athletic
Está pensando em montar uma academia em casa ou renovar seus aparelhos e acessórios? Conheça nossa loja online, fique por dentro de todas as ofertas e navegue pelas categorias de Esteira e Bicicleta Ergométrica.
Pingback: Benefícios da musculação: por que adotar essa prática – athletic
Pingback: Dicas de exercícios físicos para mulheres – athletic
Pingback: Verão chegando: é hora de começar a treinar – athletic
Pingback: Exercícios em casa: rotinas simples para uma vida saudável – athletic