*Ainda que os exercícios físicos ajudem a melhorar a nossa saúde mental, eles não são o suficiente, nem substituem a ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Portanto, se você está passando por alguma dificuldade, procure ajuda.
Não é atoa que nós sentimos bem após a prática de exercícios físicos. Isso acontece porque existe uma relação direta entre se exercitar e a melhora do nosso humor.
Diversos estudos já apontaram que as pessoas que possuem uma vida mais movimentada, têm menos tendência a desenvolver problemas de saúde, tanto distúrbios mentais quanto problemas físicos.
Para entender um pouco melhor como os exercícios físicos ajudam na melhora da nossa saúde mental, preparamos este post com os principais benefícios de se exercitar e quais você pode fazer na sua casa.
Venha conferir!
Benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde mental:
Algumas das principais atividades físicas trazem benefícios para a nossa saúde que são visíveis como perda de peso, ganho de massa muscular, aumento da capacidade respiratória e mais disposição para a nossa rotina. Mas, elas também causam bons efeitos para a nossa saúde mental.
Entre os principais benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental, podemos destacar:
Exercícios físicos ajudam na redução do estresse:
Todos nós já nos sentimos estressados em algum momento, afinal, ninguém está livre de problemas. Porém, quando esse sentimento se torna parte da sua rotina e de quem você é, ele pode causar grandes problemas de saúde.
Aliás, o estresse é um grande responsável por desencadear desde problemas pequenos como acne, até problemas que precisam de acompanhamento médico, como problemas cardíacos.
Pessoas com rotinas agitadas, cheias de compromissos e problemas para resolver, normalmente são estressadas e, portanto, momentos de lazer e relaxamento são necessários para liberar a tensão.
A prática de exercícios físicos é uma forma de relaxar a musculatura e se sentir melhor. Isso porque durante a atividade, nosso cérebro libera uma série de endorfinas que ajudam a promover o bem-estar.
Eles também podem ajudar no combate a depressão:
Além do alívio do estresse, entre os diversos benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental podemos destacar que eles são um dos principais aliados no combate e prevenção da depressão.
Uma vez que exercitar-se ajuda na hora do foco e ter uma sensação de controle sobre a sua rotina, isso ajuda as pessoas que sofrem com uma depressão leve ou moderada.
Outro ponto importante também é a liberação da endorfina durante os exercícios, que é o hormônio relacionado com a sensação de bem-estar, promovendo mais engajamento durante as atividades físicas.
Pode ser que as pessoas que sofram com esse tipo de distúrbio, não se sintam não estimuladas a praticar um tipo de atividade. Portanto, o apoio da família e amigos é importante para que essas pessoas se sintam encorajadas a começar.
Outros benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental:
Além de auxiliar no combate do estresse e da depressão, as atividades físicas também podem melhorar outros aspectos da nossa vida, como por exemplo:
- Redução dos níveis de ansiedade;
- Melhora na concentração, memória, criatividade e capacidade cognitiva no geral;
- Diminuição das chances de doenças causadas pelo sedentarismo;
- Melhora a capacidade respiratória, consequentemente, aumentando a oxigenação, aumentando a capacidade cerebral.
Os melhores exercícios para melhorar a saúde mental
Caminhada e corrida:
A caminhada diária é uma ótima forma de introduzir uma vida saudável à sua rotina. Além de possuir baixo impacto nas articulações, ela promove uma melhora no sistema cardiorrespiratório, tonifica os músculos e melhora a circulação. Se você usar uma esteira é ainda melhor porque pode usar os programas para criar objetivos até começar a corrida.
É importante lembrar que você não precisa começar correndo, principalmente se você está saindo de uma vida sedentária. O bom mesmo é começar com uma caminhada, passar para um trote leve, e ir aumentando o nível aos poucos até correr, sem se pressionar demais.
Lembre-se que é totalmente normal ter limitações físicas, seu corpo não vai conseguir andar 20 km logo de primeira. Faça 15 minutos por dia, e depois faça outra atividade de força. Dessa forma, você pode ir aumentando aos poucos conforme se sente mais estimulado.
Ioga:
Ioga é uma prática que busca o equilíbrio entre corpo e espírito através de exercícios de respiração e meditação. Por isso, essa atividade promove relaxamento e tranquilidade, proporcionando mais alívio na rotina das pessoas que sofrem com o estresse.
Além disso, a ioga é uma forma de ter mais autocontrole sobre o seu próprio corpo e aprender a viver o momento, o que é ótimo para quem tem problemas de ansiedade e depressão.
Ainda através dos exercícios de respiração, meditação e movimentos musculares, a ioga diminui a frequência cardíaca e pressão arterial, sendo perfeito para as pessoas que sofrem com problemas de pressão alta.
Por ser um exercício que não demanda aparelhos de academia, somente um colchonete para se sentar, ele é simples e pode ser feito a qualquer momento do dia. Existem diversos apps que oferecem as diversas modalidades existentes de ioga.
HIIT (High intensity interval training)
O hiit ficou bem famoso entre as pessoas que não possuem muito tempo para se exercitar e desejam perder peso através de um treino de cardio e bodyweight.
Apesar de ser uma ótima opção para quem tem uma rotina agitada e sem muito tempo para ir para academia, o treino pode promover o estresse por conta da agilidade dos exercícios. Então, se você está pensando em começar, busque por um treino para iniciantes, até o seu corpo se adaptar à modalidade. Com o passar do tempo você também pode incluir alguns halteres e tornozeleiras para aumentar a carga da atividade.
Os exercícios são variados e o treino completo pode levar de 15 até 60 minutos, com intensidades diferentes. Lembre-se, assim que a sessão começar, esqueça dos seus problemas e foque suas energias na atividade física. Além de trabalhar o seu corpo, é preciso trabalhar a mente, ou neste caso, deixar ela descansar!
Spinning ou bicicleta
Por fim, outro exercício de cardio que também ajuda a promover a nossa saúde mental é pedalar! Aqui também vale apostar em uma bicicleta ergométrica caso você não tenha tempo de sair de casa para andar de bike.
O spinning, principalmente, é uma atividade que queima muitas calorias (cerca de 700 cal em uma hora), possui um baixo impacto nas articulações, trabalha os músculos e promove um grande fluxo de endorfinas.
Por conta disso, as pessoas que praticam essa atividade, possuem uma grande sensação de prazer, alívio e bem-estar após cada sessão. Mas é preciso lembrar de respeitar os limites do seu corpo e trabalhar muito bem a respiração!
Enfim, esses são os principais benefícios das atividades físicas para a saúde mental. Todas essas consequências é o que torna uma rotina de exercícios físicos primordial para o nosso bem-estar. Lembrando que saúde não é só física, ela também é mental e emocional. Precisamos estar com a mente em ordem para que o nosso corpo fique saudável.
Leia também: Benefícios da musculação: por que adotar essa prática
Pingback: Síndrome de burnout: o que é e como combater – athletic